Caderno de entomologia

Caderno de entomologia Humberto Ballesteros


Compartilhe


Caderno de entomologia





A entomologia é o ramo da zoologia que se dedica ao estudo dos insetos e bichinhos como aranhas, escorpiões e piolhos de cobra (mesmo não sendo insetos). Tem diversas aplicações, incluindo a investigação de crimes. A presença ou ausência dos insetos podem indicar desde um ambiente equilibrado e saudável até o tempo de decomposição dos corpos. Bichos que podem causar pavor, como baratas, aranhas, escorpiões, ou trazerem encanto e fascínio, como joaninhas e abelhas. Em alguma medida, somos parecidos. Não fabricamos mel como as abelhas, mas nos organizamos numa sociedade de operárias e rainhas; não somos peçonhentos como um escorpião ou uma aranha, mas detemos igual letalidade; não somos tão encantadores como um vaga-lume ou joaninha, mas somos capazes de ser ternos, amáveis, charmosos. E se visto de perto, bem de perto, veremos que o encantador também pode ser peçonhento e o letal pode revelar equilíbrio e leveza.

Essas contradições forjam os dez contos desse Caderno de entomologia, do colombiano Humberto Ballesteros. Cada um deles remete a um desses pequenos invertebrados estudados pela Entomologia, corporificando nossas idiossincrasias. Uma libélula pairado sobre as águas da ambição, uma mariposa antecedendo a mudança, um vaga-lume e a luminescência do deslocamento, um louva-deus prestes a decepar a cabeça de seu inimigo, uma borboleta perseguida com obstinação, um escorpião revelando a malignidade e vulnerabilidade de sua própria natureza, a efervescência da colmeia como meio para a omissão da verdade, a difícil relação entre pai e filha nas asas de uma joaninha, uma larva como símbolo entre o começo e o fim, e uma barata assombrando os sonhos de uma poeta em sua clausura.

Brotam, rondam e escondem-se em frestas, em gretas abertas pela dor, perda, ausências, morte e vida. Confundem-se, ora em metamorfoses (como em Kafka), ora em confusão e delírio (como em Orwell), e nesse trânsito Ballesteros constrói com introspecção, delicadeza e desconcertante beleza um retrato de quem somos, que, em alguns momentos, é assustador e noutros, simplesmente libertador. E mesmo minúsculos podem causar uma devastação completa, o que pode indicar tanto uma fatalidade quanto o destino natural de todas as criaturas invertebradas ou não.

Texto de orelha escrito por Ivandro Menezes

Contos / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Caderno de entomologia

Similares


Vídeos Caderno de entomologia (1)

ver mais
Ivandro Menezes sobre Caderno de entomologia, de Humberto Ballesteros

Ivandro Menezes sobre Caderno de entomologia,


Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

18%

82%

Jenifer
cadastrou em:
23/10/2020 16:29:32
Jenifer
editou em:
30/08/2021 22:13:39