Caderno 31 - A Imortalidade da Alma

Caderno 31 - A Imortalidade da Alma

Compartilhe


Caderno 31 - A Imortalidade da Alma (Vozes em Defesa da Fé)


Resposta aos Racionalistas, Testemunhas de Jeová e Adventistas




Há quase uma geração, o filósofo C. E. M. Joad, então professando um agnosticismo a que mais tarde renunciou, declarou que nunca os homens foram menos religiosos, mas também nunca foram mais infelizes, enquanto a taxa de suicídios era anormalmente alta.

Haja ou não haja sinais de um retorno à religião como dizem alguns observadores, haja ou não haja felicidade mais geral e um declínio no número dos suicídios, os jornais mantêm-nos dolorosamente cônscios de que muitos ainda procuram pôr fim — como
pensam — aos seus atropelos, mediante uma morte auto-infligida. Dificilmente se passa uma semana sem um triste parágrafo na imprensa dizendo de alguém que “se atirou da janela de um sétimo andar”, ou foi achado morto “num carro fechado”, ou não acordou de “uma superdose de pílulas suporíferas”, ou foi achado sem vida no seu escritório, com um revólver ao lado de uma nota dizendo que “não tinha razão nenhuma para viver” e portanto decidira “dar cabo de tudo”.

Seria um engano concluir que as vítimas desses trágicos acontecimentos não tinham crença numa vida futura. Porquanto, mesmo que não fosse questão de deficiência mental crónica ou de loucura temporá­ria, a concentração sobre os atropelos e ansiedades poderia resultar em completa inadvertência para qualquer pensamento exceto o de escapar das dificuldades presentes, deixando o futuro cuidar de si mesmo.

Porém outras pessoas, normais, equilibradas e refletidas, persistem com o problema de saber o que é feito atualmente dessa gente transviada que ficou obsessa unicamente com o pensamento de pôr termo à sua existência neste mundo. Passou ela ao puro nada? Ou ainda é ela mesma, conhecendo as coisas, querendo coisas em algum lugar, capaz de ser feliz ou desgraçada numa vida continuada sob condições diversas que experimentamos deste lado do túmulo? Assim volta a pergunta que os homens sempre se têm feito e sempre se farão em qualquer época: A alma humana é imortal por sua própria natureza? Sobrevive à morte do corpo? Ou a morte é o fim?

Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
Caderno 31 - A Imortalidade da Alma

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Carolina
cadastrou em:
27/01/2023 21:04:08
Carolina
editou em:
27/01/2023 21:04:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR