Bernardo de Claraval

Bernardo de Claraval Daniel-Rops


Compartilhe


Bernardo de Claraval


Testemunha de seu tempo perante Deus




São Bernardo (1090-1153), é uma figura ímpar que imprimiu a sua marca em todo o século XII. Homem franzino, de saúde débil, agravada pelas austeridades a que se entregou por amor à sua vocação para o exclusivo amor de Deus.
São Bernardo viveu num tempo conturbado para o qual contribuíam a mistura do temporal com o espiritual, os primeiros embates entre a fé e a razão, a degradação da Cúria romana e do episcopado, afeitos à ostentação. Acrescente-se a isso o relaxamento que tomara conta de um dos baluartes da fé que era a Ordem beneditina e que afetara um dos seus mais insignes mosteiros, o de Cluny.
Bernardo é o homem de proa que reanima e expande a Ordem de Cister, fundada décadas antes para revigorar o espírito de São Bento. Faz-se cisterciense, acompanhado – tal o seu poder de irradiação – por todos os irmãos homens, pelo tio e por colegas que perfazem um grupo de trinta noviços. E no mosteiro receberá bem cedo o encargo de fundar um novo convento, do qual será abade até o fim dos seus dias e pelo qual será conhecido: Claraval.
Neste livro, que reproduz com alguns acréscimos e notas um capítulo da obra de Daniel-Rops, História da Igreja de Cristo, em dez volumes (Editora Quadrante), surgem-nos a vida e os feitos daquele que seria considerado o “último Padre da Igreja” e Doctor egregius.
De tantos aspectos que se poderiam destacar deste Santo, o autor sublinha a equilibrada conjunção de uma alma mística e de um homem de ação. Bernardo é o puro contemplativo que, no entanto, se ausenta do claustro para batalhar pela ortodoxia na doutrina de fé, para pacificar conflitos entre os poderosos e para imprimir ardor espiritual aos exércitos da 2ª Cruzada.
Nestes tempos de “nova evangelização”, Bernardo de Claraval é o exemplo vivo do cristão que “reza porque trabalha, e trabalha porque reza”, segundo a expressão de São Josemaria Escrivá, que foi também, nos nossos dias, “um contemplativo itinerante”, arauto infatigável do amor pela oração e, como sua raiz e fruto, da dedicação ao serviço da Igreja e das pessoas no âmbito da vida e ocupações diárias.

Edições (1)

ver mais
Bernardo de Claraval

Similares


Resenhas para Bernardo de Claraval (2)

ver mais
on 7/4/21


Santo e Doutor da Igreja, São Bernardo de Claraval marcou a sua época, sendo exemplo não apenas para seus confrades, mas também, para o homem medieval. Firme em sua fé, forte em seu temperamento, Bernardo é marca registrada em uma época onde a razão e a fé caminhavam juntas.... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 9
5
ranking 78
78%
4
ranking 11
11%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

56%

44%

thiagosimoes
cadastrou em:
22/01/2014 22:48:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR