Beethoven era 1/16 negro

Beethoven era 1/16 negro Nadine Gordimer


Compartilhe


Beethoven era 1/16 negro


E outros contos




Nas treze narrativas reunidas neste livro, a situação da África do Sul é traduzida em histórias de pessoas comuns que procuram rever suas identidades na nova conjunção política, depois do fim da segregação oficial.

Escritos em prosa inquieta e precisa, os textos de Beethoven era 1/16 negro perfazem um conjunto que retrata a África do Sul em nova configuração social. Filiação, cor da pele e origem étnica já não são tão determinantes, mas continuam informando as identidades de indivíduos que agora têm a chance de repensar o passado e intuir futuros incertos e promissores.

A nova configuração política do país faz negros, mulatos, imigrantes e mulheres assumirem papéis proeminentes. Até os brancos precisam reinventar uma identidade nesse país "como ele é agora". Ganham destaque as personagens femininas, que guardam a chave de compreensão dos novos tempos. São elas que parecem mover a atual dinâmica social sul-africana, por meio do casamento e do divórcio, da gestação e do aborto, da meditação sobre o passado e da inserção no mercado de trabalho.

A literatura de Nadine Gordimer é um retrato ficcional do país nesse momento de reinvenção de si mesmo. Como diz o narrador do conto que dá nome a este livro, "houve um tempo em que negros queriam ser brancos, hoje brancos querem ser negros; o segredo é o mesmo".

Contos / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Beethoven era 1/16 negro

Similares

(3) ver mais
Pássaro do paraíso
A Nona Sinfonia
À espera dos bárbaros

Resenhas para Beethoven era 1/16 negro (1)

ver mais
O que é um estrangeiro?
on 9/3/17


Há quem se considere cidadão do mundo e por isso sem vínculo com lugar nenhum, ou com muitos ao mesmo tempo. Algumas pessoas nascem antes dos respectivos países – na literatura contemporânea, o caso mais famoso é provavelmente o de Mia Couto, nascido no que apenas vinte anos depois viria a ser Moçambique como nação autônoma. Algumas pessoas chegam ao mundo em enclaves étnicos remanescentes de impérios já desfeitos, como Herta Müller, romena de família alemã. Há quem tenha uma nacionali... leia mais

Estatísticas

Desejam21
Trocam1
Avaliações 3.1 / 30
5
ranking 7
7%
4
ranking 37
37%
3
ranking 33
33%
2
ranking 17
17%
1
ranking 7
7%

36%

64%

Helena
cadastrou em:
24/07/2010 22:31:12
Jenifer
editou em:
17/10/2020 22:27:43

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR