Leandro Tocantins


5.0
2 avaliações

| Local: Brasil - Pará - Belém

Leandro Tocantins (Belém, 1919 - Rio de Janeiro, 2004) foi um escritor, jornalista e historiador brasileiro.

Nasceu num sobrado do Largo da Sé, bairro da Cidade Velha, em Belém do Pará. Aos nove meses de idade mudou-se para o Acre, Vale do Juruá, onde seus pais se estabeleceram no Rio Tarauacá para administrar seringais, herança da liquidação da Casa Aviadora Barbosa & Tocantins, na praça de Belém, afetada pela crise econômica da borracha.

A obra de Leandro Tocantins gira em torno de dois pólos de influência: Pará (Belém e Ilha de Marajó) e Acre.

É autor de dois livros já clássicos: O Rio Comanda a Vida (uma interpretação da Amazônia), escrito aos 21 anos, no qual faz um estudo da importância e influência dos rios na vida dos povos da floresta amazônica e Formação Histórica do Acre. Trata-se de uma verdadeira enciclopédia de leitura obrigatória para todos aqueles que pretendem conhecer a história do Estado. Leandro escreveu Formação Histórica do Acre a partir de estórias a ele contadas por cearenses, paraibanos, pernambucanos, baianos e sergipanos que vieram conquistar o Acre. [1]

Regressando a Belém, pré-adolescente, cursa o Colégio Suíço-Brasileiro e o Colégio Nazaré (dos Irmãos Maristas). A adolescência passada em sua cidade natal marca-lhe profundamente a personalidade literária na novela existencial Adolescência: A Vigília dos Olhos.

Forma-se em Direito pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro e em Comunicação Social na mesma cidade. Retorna a Belém como assessor do professor Artur César Ferreira Reis na Comissão de Valorização da Amazônia, da antiga SPVEA (Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia), hoje SUDAM.

Escreveu Santa Maria de Belém do Grão-Pará, guia histórico e sentimental da cidade e Grão-Pará, álbum ilustrado a bico de pena por Tom Maia. É autor do texto do álbum de fotografias de José Paula Machado: Marajó.

Exerceu cargos de assessor do ministro da Justiça, de representante do governo do Amazonas no Rio de Janeiro (governo Arthur César Ferreira Reis), assessor do Conselho Federal de Cultura, diretor da Embrafilme e diretor da Embratur.

Em Lisboa, desempenhou cargo de adido cultural na Embaixada do Brasil. Já aposentado, foi assistente jurídico do Ministério da Cultura. Possui editados mais de dezoito títulos, todos de temática amazônica, ensaio e poesia.

Foi casado com Léa Tocantins e teve duas filhas e dois netos. Em 2012, sua família doou parte do acervo pessoal do historiador com milhares de documentos, fotografias e obras de arte para a Biblioteca da Floresta, localizada no Estado do Acre. [2]

Escreveu inúmeros livros dedicados à Amazônia, entre os quais Santa Maria de Belém do Grão Pará, que é um guia histórico e sentimental da cidade de Belém e muitos livros de poesia.

Fonte wikipedia

História do Brasil
Literatura Brasileira

Livros publicados por Leandro Tocantins (6) ver mais
    Formação histórica do Acre
    O rio comanda a vida
    Muito prazer: eu sou Belém do Pará
    EUCLIDES DA CUNHA E O PARAISO PERDIDO
    Amazônia
    O rio comanda a vida


Estatísticas
Seguidores3
Leitores128
Avaliações 5 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Wenceslau_Teixeira
cadastrou em:
22/06/2018 22:46:46
><'',º>
editou em:
02/02/2019 15:29:16
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR