O mundo cristão, proveniente do Império Romano do Ocidente, sempre teve um contato periférico com os filósofos muçulmanos conhecidos como filósofos árabes. A partir do século XII, esse contato cessa por completo. Isto impedirá o acesso à Pérsia, onde houve, segundo Olavo de Carvalho, "um florescimento da mística e da filosofia sem paralelo no mundo".
Neste vídeo, o autor descreve as bases da constituição da religião e da sociedade islâmica, bem como a fluidez existente na fronteira entre filosofia e religião. "O islã não é somente uma crença religiosa, já é uma nova constituição da sociedade civil, é um conjunto de usos e costumes". A entrada do indivíduo no mundo islâmico é total, integral.
Aula 12: Filosofia Islâmica
Nome dos Capítulos:
- Pérsia: a capital da filosofia islâmica
- Organização do trabalho
- A Revelação Corânica
- Maomé
- Corão como constituição da sociedade civil
- Sunitas e Xiitas
- Teologia e jurisprudência
- Uma filosofia marginal
- Sociedades místicas
- Al-Kindi, Avicena, Averróis e Al-Ghazali
- Etnocentrismo inerente à cultura
- Governantes islâmicos
- Jurisprudência islâmica
- Os vários conceitos de filósofo
- Os místicos e a teoria do conhecimento
- Modelo cognitivo básico: homem e Deus
Filosofia