Aristóteles - Vol. II

Aristóteles - Vol. II Aristóteles


Compartilhe


Aristóteles - Vol. II





A crítica da separação platônica entre mundo sensível e mundo das Idéias abre para Aristóteles a perpectiva do tratamento das atividades humanas cada uma em sua especificidade. Destas, algumas merecem a denominação de ciência em todo o rigor da expressão: é o caso da Filosofia Primeira. Outras, que tematizam a ação naquilo que tem de livre e contingente, não compartilham o mesmo estatuto teórico das ciências rigorosas, mas adaptam seu método ás flutuações do objeto: é o caso da Ética. A diferença entre Aristóteles e Platão é jusamente esta flexibilidade de procedimentos teóricos, que busca dar conta da diversidade do pensamento e da ação. Tais diferenças, no entanto, não impedem que a Filosofia forme um edifício sistemático em que os gêneros de conhecimento organizam-se hierarquicamente, tendo como meta última a união entre saber e felicidade, como já preconizava, por outras vias, Platão.

Ética a Nicômaco

Aristóteles investiga neste texto o tipo de saber que se pode obter acerca da conduta a situação concreta do homem, um ser que está acima do animal, mas que não pode ser definido apenas pela pura razão. Neste meio-termo se colocará o que se deve entender especificamente por virtude.

Poética

Aristóteles aborda neste texto os gêneros literários vigentes no seu tempo: poesia, tragédia, comédia, história, observando as características de cada um. Ainda hoje, dificilmente se encontrará um estudo sobre literatura que não se refira a esta obra aristotélica, em que pela primeira vez esses temas foram sistematizados.

Edições (3)

ver mais
Aristóteles - Vol. II
Aristóteles
Aristóteles (II)

Similares

(1) ver mais
Pré-socráticos

Estatísticas

Desejam1
Trocam2
Avaliações 4.2 / 9
5
ranking 56
56%
4
ranking 11
11%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

68%

32%

Fotossíntese
cadastrou em:
27/11/2009 00:04:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR