Os textos aqui reunidos visam a compreender uma educação musical que se faz de uma maneira difusa no cotidiano. Por que a música é tão importante para as crianças e os jovens? Como eles utilizam os meios de comunicação para aprender e compartilhar músicas? Que novas formas de ensinar e aprender música estão se desenvolvendo? O que modifica na socialização musical? E, finalmente, como os profissionais da música estão lidando com essas questões?
A preocupação em discutir essas questões, nesta obra, é oriunda do Grupo de Pesquisa e Estudos Educação Musical e Cotidiano, que atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A coleção Músicas tem por objetivo refletir sobre a educação musical na contemporaneidade. Alinhada a resultados de pesquisas mais recentes, a série pretende contribuir para a formação de professores e para a melhoria do ensino de música nos vários espaços de formação: escolas de Ensino Básico, projetos sociais, conservatórios, grupos musicais, entre outros.
Esta série é resultado de uma parceria entre o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Musical (NEPEM) do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS e a Editora Sulina.