Amar um cão

Amar um cão Maria Gabriela Llansol


Compartilhe


Amar um cão





Amar um cão, escrito em finais de agosto de 1990 é, como diz Llansol, “uma breve hesitação”. Demora-se diante do nascimento e da morte de um cão, Jade, entre os prazeres do jogo e os perigos do poço. Uma oscilação entre aprender a ler o animal e, ao mesmo tempo, perceber que, se a linguagem é também perto da boca – fome e religião – o animal pode pedir que a narradora o ensine a ler. Um apontamento a que ela nos lança: o que ainda é ou seria ler.

Tanto que, com algum risco, é possível dizer que primeira questão de tudo o que escreveu Maria Gabriela Llansol se projeta, quase sempre, sobre a figura e diante de uma pergunta: o que é a figura? Não há parâmetro, perto ou longe, em língua portuguesa ao que ela imprimiu de imaginação como texto. Se diante do cão, a narradora afirma que se impele a olhar “diferentemente os hábitos do mundo” e que “ler é nunca chegar ao fim de um livro”, pode-se expandir rapidamente essas imagens frente ao tempo de anti-imaginação em que estamos – comezinho e rasteiro, com uma literatura enfadonha e banalizada –, para tocar o texto de Llansol com a força que ele exige dos corpos: existir com força entre Eros e a política, corpos legentes.

Por isso a biblioteca dos textos de Llansol é imprevista, heterogênea, impensada, e se desequilibra entre o universo e o mundo com seres humanos raros e raras. Giordano Bruno, por exemplo, que ela tanto lera, diz em O canto de Circe que os cães covardes e medrosos se escondem sob aspectos humanos. Jade vem daí, como contraponto, porque enquanto adoece salienta “a verdadeira natureza do medo” e avisa que “a morte é dar como verdadeiro o que é.” Jade é a coragem de que amar é uma luta: “luta comigo”.

Manoel Ricardo de Lima, verão, 2023/24

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
Amar um cão
Amar um cão

Similares


Resenhas para Amar um cão (1)

ver mais
Silêncio
3 weeks, 3 days ago


Amar um cão é vê-lo vir antes dele nascer e vê-lo ir depois dele nascer. é se ver nele também? é ouvir o som do silêncio? do silêncio? silêncio? e perceber a semelhança disso tudo com estar sozinho outra vez?... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 12
5
ranking 46
46%
4
ranking 15
15%
3
ranking 38
38%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

20%

80%

Jenifer
cadastrou em:
07/02/2024 18:33:04
Jenifer
editou em:
07/02/2024 18:33:55