Aforismos para a Sabedoria de Vida

Aforismos para a Sabedoria de Vida Arthur Schopenhauer


Compartilhe


Aforismos para a Sabedoria de Vida (L&PM Pocket #1263)


A busca humana pela felicidade




Arthur Schopenhauer (1788-1860) é um dos mais importantes nomes da filosofia em língua alemã, junto com Kant, Hegel, Nietzsche e Wittgenstein. Mais de trinta anos após lançar as bases de sua filosofia em O mundo como vontade e representação, tornou-se conhecido por Parerga e paralipomena (1851). Deste vasto tratado de mais de mil páginas contendo aquilo que o próprio autor chamou de “escritos esparsos”, Aforismos para a sabedoria de vida compõe o segundo quarto.
Nestes ensaios, o pensador se dirige ao leitor com uma linguagem clara e acessível, deixando de lado terminologias filosóficas, para refletir sobre os principais fatores que influenciam a busca humana pela “boa vida” – uma existência agradável e moralmente justa. Um dos introdutores da filosofia oriental e budista aos pensadores europeus, Schopenhauer discorre sobre a amizade, a simplicidade, a felicidade, a vida, a morte, a honra, sempre com um olhar sereno e estável.
Aqui está, em toda sua exuberância, a sabedoria daquele que, admitindo a ausência de Deus e o sofrimento intrínseco à experiência humana, enxergava na reflexão, na arte e na conduta moral os grandes trunfos da humanidade, influenciando todos os pensadores posteriores.

Filosofia

Edições (8)

ver mais
Aforismos para a sabedoria de vida
Aforismos Para a Sabedoria de Vida
Aforismos para a Sabedoria de Vida
Aforismos para a Sabedoria de Vida

Similares

(16) ver mais
AFORISMOS
Como Vencer um Debate sem Precisar Ter Razão
O Mundo como Vontade e como Representação

Resenhas para Aforismos para a Sabedoria de Vida (39)

ver mais
A atitude filosófica.
on 6/3/12


“A razão pela qual as cabeças limitadas são tão propensas ao tédio provém do fato de que seu intelecto nada mais é senão o intermediário dos motivos para a vontade.” Para Schopenhauer há uma discrepância entre representação e vontade, sendo a primeira um mero instrumento da segunda. Daí a sua repugnância pela humanidade - cujo destino é perder-se no “véu de maya”. Pensar é, assim, um autoengano. Sombrio? Pessimista? Eu diria que Schopenhauer é irônico, na medida em que a essência de su... leia mais

Vídeos Aforismos para a Sabedoria de Vida (3)

ver mais
Schopenhauer - Aforismos para Sabedoria de Vida {Capítulo 3}

Schopenhauer - Aforismos para Sabedoria de Vi

Schopenhauer - Aforismos para Sabedoria de Vida {Capítulo 2}

Schopenhauer - Aforismos para Sabedoria de Vi

AFORISMOS PARA SABEDORIA DE VIDA - SCHOPENHAUER

AFORISMOS PARA SABEDORIA DE VIDA - SCHOPENHAU


Estatísticas

Desejam117
Trocam4
Avaliações 4.5 / 394
5
ranking 66
66%
4
ranking 24
24%
3
ranking 9
9%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

53%

47%

Juh
cadastrou em:
22/03/2018 23:06:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR