Administração de marketing no Brasil

Administração de marketing no Brasil Marcos Cobra


Compartilhe


Administração de marketing no Brasil





O marketing começou a ter presença no ensino superior brasileiro por iniciativa da FGV-EAESP e FEA-USP a partir dos anos 1950. Contudo, na década de 1960, o marketing entre nós ainda dava seus primeiros passos, com baixa produção de livros e artigos, defasagem das traduções e pouca compreensão de suas possibilidades. O "Glossário de Mercadologia", lançado pela FGV em 1961, por exemplo, traduzia relatório da American Marketing Association, de 1948.

Mais à frente, também da FGV veio, em 1972, o primeiro livro texto de marketing brasileiro, 'Admnistração Mercadológica - Princípios e Métodos', com mais de 1000 páginas. Oito docentes assinavam seus capítulos e sinalizavam um salto para esse campo de conhecimento no país. Obra de seleto grupo, que formaria muitos profissionais e acadêmicos. Formados que despontaram em empresas nacionais e multinacionais, na carreira universitária e, não poucos, combinando o melhor dessas duas vertentes. Serviram e servem à evolução do Marketing em vários cantos da nação.

Marcos Cobra é mais do que um herdeiro intelectual dessa plêiade. Passou de aluno a professor da FGV-EAESP e atuou em consultorias, de ricos resultados, ao lado do expoente Raimar Richers. Seguiu, em sua própria consultoria, conduzindo projetos memoráveis, aqui e no exterior. Ele decidiu enfrentar a grande falta de material didático de marketing em língua portuguesa e em sintonia com as especificidades brasileiras. Lançou o primeiro livro texto nacional de marketing de um único autor, que hoje é o mais longevo dentre os de brasileiros. Passo a passo, publicou uma "biblioteca" de marketing, sozinho ou em coautorias, das maiores do mundo em quantidade de títulos.
Mauro Calixta Tavares - André Torres Urban

Administração / Didáticos / Técnico / Marketing e Publicidade

Edições (2)

ver mais
Administração de marketing no Brasil
Administração de Marketing no Brasil

Similares

(2) ver mais
Marketing para o Século XXI

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.3 / 8
5
ranking 13
13%
4
ranking 25
25%
3
ranking 50
50%
2
ranking 13
13%
1
ranking 0
0%

21%

79%

Adalberto Gonçalves
cadastrou em:
07/03/2018 16:10:38