A vida verdadeira de Domingos Xavier

A vida verdadeira de Domingos Xavier Luandino Vieira


Compartilhe


A vida verdadeira de Domingos Xavier (Vozes da África)





Em A vida verdadeira de Domingos Xavier, José Luandino Vieira nos mostra o absurdo da opressão de agentes do regime autoritário colonial português sobre um cidadão angolano, Domingos Xavier. A luta pela independência de Angola e a violência colonial são apresentadas de forma, ao mesmo tempo, crua e emocionante.

A busca ingênua de Maria pelo marido Domingos Xavier contrasta com a brutalidade das forças do regime opressor que havia sequestrado e torturado Domingos Xavier. Maria, separada do marido, sofre como ele a dor da ansiedade, do desespero e da tortura psicológica a que é submetida. Dor esta que representa a dor de todo um povo que foi oprimido e brutalizado pelo poder do colonialismo.

A vida verdadeira de Domingos Xavier deu origem ao filme Sambizanga, realizado pela cineasta francesa Sarah Moldoror, falecida recentemente em 13 de abril de 2020.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (4)

ver mais
A vida verdadeira de Domingos Xavier
A vida verdadeira de Domingos Xavier
A Vida Verdadeira de Domingos Xavier

Similares


Resenhas para A vida verdadeira de Domingos Xavier (1)

ver mais
Domingos Xavier
4 weeks, 1 day ago


Uma verdadeira luta contra a estrutura do poder colonial, do fascismo e do capital. A obra apresenta uma narrativa com diversos personagens que vai trazer a tona a prisão de um angolano, desconhecido até então, magro, alto que fora preso sem motivo os ou precedentes. Um trabalhador, tratorista, que percebe as múltiplas facetas da opressão e num ato heroico e de luta pelo seu povo, faz do silêncio a sua arma valiosa para a guerra narrada na novela de Luandino. Este silêncio, faz com q... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 48
5
ranking 29
29%
4
ranking 48
48%
3
ranking 15
15%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Jenifer
cadastrou em:
06/02/2024 23:52:24
Jenifer
editou em:
21/05/2024 23:58:28

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR