A verdadeira história do alfabeto

A verdadeira história do alfabeto Noemi Jaffe


Compartilhe


A verdadeira história do alfabeto


e alguns verbetes de um dicionário




Em A verdadeira história do alfabeto, Noemi Jaffe propõe um surpreendente itinerário poético através das letras e palavras da língua portuguesa - e de muitas outras línguas.

Caso se mantivesse a classificação usual dos gêneros literários, este livro de Noemi Jaffe seria uma coletânea de pequenos contos híbridos entre a prosa e a poesia. Entretanto, a crítica mais conservadora certamente encontrará dificuldades para categorizar estes 52 instantâneos da linguagem constelados entre a ficção e a história, a verdade e a imaginação.
Tendo como ponto de partida uma genealogia ficcional das letras do alfabeto e de algumas palavras da língua portuguesa, A verdadeira história do alfabeto é um apaixonante itinerário que vai de A a Z, de Aardvark a Zearalenona.

Entre as numerosas alusões que transparecem dos verbetes que compõem este volume, Jorge Luis Borges e as narrativas bíblicas são pontos de referência inescapáveis. Do mesmo modo, autores como Guimarães Rosa e Vladimir Nabokov dialogam com a mitologia indígena e os sonetos de Luís de Camões.

Inserindo-se numa tradição que inclui Giovanni Battista Piranesi, Italo Calvino, Alberto Manguel e outros inventores de lugares imaginários, a autora de Quando nada está acontecendo constrói neste livro um antológico mosaico de ficções.

Indiferente às limitações das enciclopédias, dicionários e manuais de retórica, e amparada por numerosos idiomas, sejam eles reais ou inventados, Noemi Jaffe revela as metamorfoses de que a língua portuguesa, liberta das fórmulas do cotidiano, ainda é capaz.

Contos / Ficção

Edições (1)

ver mais
A verdadeira história do alfabeto

Similares

(6) ver mais
Írisz: as orquídeas
Livro dos começos
Quando nada está acontecendo
Dicionário Kazar

Resenhas para A verdadeira história do alfabeto (4)

ver mais
on 2/10/13


“A verdadeira história do alfabeto” (Companhia das Letras, 2012) é daqueles livros que despertam amor e ódio ao mesmo tempo. Amor porque é deslumbrante. Ódio porque eu queria ter escrito cada página dali. Alguns dos 26 mitos de origem são simplesmente sublimes, porque cumprem aquela promessa da ficção de criar um mundo. No caso, um mundo em que letras são inventadas conforme a necessidade de expressar coisas com elas, e onde portanto abundam letras, palavras e histórias que precisam ai... leia mais

Estatísticas

Desejam23
Trocam1
Avaliações 3.1 / 28
5
ranking 11
11%
4
ranking 18
18%
3
ranking 54
54%
2
ranking 18
18%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Silvana (@delivroemlivro)
cadastrou em:
15/10/2012 17:11:56
Alê | @alexandrejjr
editou em:
05/05/2021 16:52:15