Para que serve o SINAES? Que modelos de universidade estão em disputa atualmente na sociedade? Que modelo de universidade o SINAES induz? O que tem o planejamento institucional e a gestão universitária ver com avaliação ou com um modelo de universidade? Essas são algumas perguntas que a leitura deste livro pode ajudar a responder. A política nacional de avaliação tem sido, há anos, central no debate educacional. Na educação superior, o atual sistema nacional de avaliação, o SINAES, foi elaborado em um contexto de grandes debates e mudanças na política Brasileira, conformando em si um processo histórico que envolve não só a questão da avaliação, mas as questões da universidade, do Estado e também da sociedade. Realizar uma avaliação da política de avaliação da educação superior atual, a partir desta perspectiva histórica, discutindo as interseções entre a avaliação de políticas públicas, a política de avaliação e as reformas do Estado foi um dos desafios da pesquisa que sustenta este livro, o que foi permitido dialogando com a literatura da educação, administração pública e sociologia política. Esse arcabouço, mobilizado a partir de uma perspectiva crítica, sustentou as reflexões sobre universidade pública, a política nacional de avaliação e a gestão universitária, que caracterizou a universidade pública atual como Universidade Eficiente, ou seja, aquela que tem sua “boa” qualidade atestada pelos rankings, independente dos recursos estatais disponíveis para produzir seu “bom” desempenho.
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