A tragédia brasileira

A tragédia brasileira Sérgio Sant'Anna
Sérgio Sant'Anna


Compartilhe


A tragédia brasileira


Romance-teatro




No "romance-teatro" A tragédia brasileira, Sérgio Santa'Anna recria o atropelamento de uma garota de doze anos sob o ponto de vista de várias testemunhas, experimentando assim as diferentes possibilidades estéticas e emocionais do episódio.

Em A tragédia brasileira, publicado originalmente em 1987, a exuberância temática e o experimentalismo formal de Sérgio Sant'Anna se resolvem numa síntese brilhante. Definido pelo próprio autor como um "romance-teatro", o livro tem traços de romance, monólogo, teatro e ensaio.

O centro da obra é o atropelamento de Jacira, uma menina de doze anos com a sexualidade prestes a desabrochar. O episódio é recriado do ponto de vista de várias testemunhas, entre elas o Poeta voyeur de espírito romântico e suicida e o próprio Motorista, para quem a menina se torna objeto de desejo, adoração e culpa. Ao conduzir as ramificações da história, o Autor-Diretor enfrenta seus próprios dilemas pessoais na relação com o elenco e nos percalços do processo criativo.

Mais do que compor um enredo com início, meio e fim, Sant'Anna procura extrair do acidente todas as possibilidades estéticas e emocionais: "a partir dessa pequena morte, refletir tudo", diz o autor. Em um epílogo memorável, Buda e Jesus Cristo aparecem como protagonistas de uma bem-humorada reflexão filosófica e religiosa.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (2)

ver mais
A tragédia brasileira
A tragédia brasileira: romance-teatro

Similares

(3) ver mais
A Literatura Latina
O homem-mulher
A cidade ilhada

Resenhas para A tragédia brasileira (1)

ver mais
Excelente experiência literária.
on 26/3/13


Esse foi meu primeiro contato com a obra de Sérgio Sant'anna. O grande mérito do livro é sua narrativa inventiva que se serve de gÊneros diferentes com sucesso. A maneira como o narrador conduz o leitor de maneira por pensamentos não lineares, visões de acontecimentos que se misturam dependendo da perspectiva fluem como o nosso próprio pensamento. ... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam1
Avaliações 3.9 / 19
5
ranking 30
30%
4
ranking 45
45%
3
ranking 15
15%
2
ranking 10
10%
1
ranking 0
0%

57%

43%

André
cadastrou em:
31/07/2010 23:10:15
Alê | @alexandrejjr
editou em:
26/08/2022 09:32:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR