A obra "A teimosia das ciências" apresenta oito textos com olhares e temáticas que estão, direta ou indiretamente, presentes nos campos de Educação e da Ciência. Os dois primeiros textos exploram a forma como a ciência e os cientistas são apresentados e retratados em um componente cultural: o cinema. Mais especificamente, em dois gêneros cinematográficos: o curta-metragem e a ficção científica.
Os três textos seguintes tratam de temas da Educação a partir de um olhar crítico sobre sua relação com modelos econômicos, em especial com neoliberalismo, passando por uma reflexão sobre a construção do campus da UFRJ - a primeira universidade brasileira - e sua questionável interação com seus vizinhos da comunidade da Maré, bem como pela constatação das desigualdades no acesso à internet e ao ensino remoto,, que afligem alunos e professores, sobretudo na escola pública. Na sequência, um texto que aborda a relação entre tuberculose, sistema prisional e políticas públicas, tendo como pano de fundo a também relação entre doença e pobreza, ambas intimamente associadas com os níveis educacional e científico de uma nação.
Por fim, dois textos que dizem respeito ao ambiente acadêmico-científico. O primeiro deles, dedicado a refletir sobre o entendimento acerca do conceito de inovação e os desafios do país para alavancar esse setor. Já o segundo texto, reflete e traz dados para ilustrar o impacto da pandemia de COVID-19 na ampliação das desigualdades de gênero na ciência.
A obra, que é de muito fácil leitura, é assinada por alunos e ex-alunos do programa de Pós-graduação em Química Biológica, área de concentração Educação, Gestão e Difusão em Ciências da UFRJ, e teve como motivação este momento ímpar que ainda impacta a humanidade: a pandemia causada pelo coronavírus.
Trata-se da iniciativa que enche de orgulho e de esperança não apenas todos do Programa, mas também os amantes e defensores da Educação e da Ciência.
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