A Rota Antiga dos Homens Perversos

A Rota Antiga dos Homens Perversos René Girard


Compartilhe


A Rota Antiga dos Homens Perversos (Estudos Antropológicos)





A Bíblia narra a curiosa história de Jó, que perdeu tudo, é rejeitado pelos seus, abandonado por Deus, e se lamenta por sua desgraça. Ela apresenta também os diálogos entre Jó e aqueles que se dizem seus amigos. A tradição concede pouca atenção a esses diálogos, não obstante revelam a verdadeira dimensão social de Jó: o bode expiatório de sua comunidade.
Como Édipo, ele deve seguir "a rota antiga dos homens perversos", que conduz à morte sacrificial. Recusando-se a entrar no jogo de seus algozes, Jó desvela o funcionamento vitimário dos perversos primitivos. Mas as discussões que se estabelecem entre Jó e seus amigos lembram particularmente as caricaturas de processos aos quais se entregam, à nossa vista, os regimes totalitários: mesmas acusações de perversão, mesma necessidade de confissões da vítima, mesmo desprezo pela verdade.
Nesse sentido, o antigo livro de Jó permite a René Girard analisar com clareza e precisão o fenômeno totalitário que tenta ressuscitar um religioso violento e primitivo. Tentativa essa tanto mais assustadora do que mentirosa, já que todos sabemos, há dois mil anos, que as vítimas são inocentes.

Religião e Espiritualidade / Sociologia

Edições (1)

ver mais
A Rota Antiga dos Homens Perversos

Similares

(5) ver mais
A violência e o Sagrado
Mentira Romântica e Verdade Romanesca
A Voz Desconhecida do Real
Eu via Satanás cair como um relâmpago

Resenhas para A Rota Antiga dos Homens Perversos (4)

ver mais
Para entender a mentalidade e a cultura dos homens antigos
on 12/2/24


O impacto que este livro causa é surpreendente. Depois de fazer uma leitura frustrante do livro de Jó (da qual saí com a sensação de que nada fazia sentido), parti para esta obra do Girard, que desde as primeiras páginas já foi esclarecendo questões problemáticas que haviam me deixado muito confusa. Dentre os diversos pontos abordados, apontarei os seguintes: 1. O sentido do livro de Jó encontra-se nos DIÁLOGOS, que devem ser interpretados separadamente. O conteúdo do Prólogo e do E... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam1
Avaliações 4.5 / 18
5
ranking 72
72%
4
ranking 17
17%
3
ranking 6
6%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

57%

43%

Flávio
cadastrou em:
11/03/2012 15:46:28
Augusto Queiroz
editou em:
24/07/2019 13:28:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR