A Riqueza da Nação no Século XXI

A Riqueza da Nação no Século XXI Bernardo Guimarães


Compartilhe


A Riqueza da Nação no Século XXI





O conturbado momento pelo qual o Brasil passa hoje expôs as fragilidades não apenas de nossa economia, mas do próprio debate econômico no país, marcadamente ideológico e pouco racional. Essa constatação levou Bernardo Guimarães – doutor em economia pela Universidade Yale e professor da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas – escrever A riqueza da nação no século XXI, cuja versão impressa e atualizada acaba de ser lançada pela BEI.

Escrita com clareza e humor, a obra pretende ajudar a compreensão de temas e termos econômicos frequentes em nossa rotina – como política monetária, ajustes fiscais, Bolsa Família –, ao mesmo tempo que revisa criticamente os caminhos trilhados pelo Brasil desde o primeiro mandato de Lula até os dias mais recentes do governo Dilma Roussef. Guimarães apresenta uma profunda análise das decisões econômicas tomadas durante os dois mandatos de Lula e também do primeiro de Dilma Roussef na presidência do país, fugindo da dicotomia direita-esquerda para se dedicar a entender quais são as decisões a serem tomadas para que o país possa retomar o crescimento.

A riqueza da nação no século XXI faz parte do projeto Por quê?, plataforma digital interativa da Bei Editora para a divulgação de temas econômicos. O Por quê? abrange site, blog, dicionário de conceitos econômicos, videoaulas, aulas presenciais, animações e livros, e todo seu conteúdo é criado e supervisionado por economistas.

Economia, Finanças

Edições (1)

ver mais
A Riqueza da Nação no Século XXI

Similares

(23) ver mais
Devagar e simples
Como matar a borboleta-azul
Economia no Cotidiano
Crash

Resenhas para A Riqueza da Nação no Século XXI (0)

ver mais
De 2015 (pré-impeachment), mas segue atual - e didático
on 2/1/21


Bernardo Guimarães consegue ser didático de forma objetiva. Mesmo sem conhecimento algum de economia e como funcionam diversas instituições e agregados econômicos, é possível terminar a leitura mais capaz de entender e de criticar o cenário político-econômico, especialmente no Brasil. Uma leitura obrigatória para "leigos" que querem se iniciar em temas como inflação, juros, BNDES, Banco Central política fiscal, monetária, entre outros. Para leitores formados ou familiarizados com tema... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 4
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

68%

32%

João gregorio
cadastrou em:
01/06/2017 01:23:53
Marcelo Catanho
editou em:
27/06/2017 17:05:36