A Revolução de 32

A Revolução de 32 Hernâni Donato

Compartilhe


A Revolução de 32





A Revolução de 1932 terá contido na sua formulação ingredientes não encontradiços na despensa do mais puro idealismo - conforme seus críticos apreciam salientar. Haveria nela propósito de vingança, oportunismo, frustração, sectarismo, separatismo até. Nada disso teve importância significativa quando o movimento passou a ser do povo.

Importância que é a lição a ser repetida sem emoricemnto é a de que milhões de braisleiros, numa unanimidade regional não alcançada até aqueles dias, ergueram-se na mais dramática das decisões: a guerra civil. E como o quase nada de recursos materiais e o absolutamente tudo da disposição espiritual improvisaram-se em força cívica e arrostaram o aplastante poderio militar, econômico e político dos governos federal e estaduais. A quase totalidade dos participantes seguiu uma bandeira: eleições e Constituição. Ou seja, fê-lo por leis livremente votadas e livremente aceitas pela comunidade. Se isso for esquecido ou minimizado, 1932 estará esvaziada de seu verdadeiro significado.

Edições (1)

ver mais
A Revolução de 32

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 3
5
ranking 67
67%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 33
33%
1
ranking 0
0%

78%

22%

Pataca
cadastrou em:
19/09/2012 14:01:33

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR