A Relíquia

A Relíquia Eça de Queiroz
Marcatti


Compartilhe


A Relíquia





Publicado em 1887, A Relíquia é um dos livros mais irreverentes de Eça de Queirós, o grande mestre da prosa realista-naturalista em Portugal e um dos maiores estilistas de nossa língua. Caracteriza-se pela sátira bem-humorada à hipocrisia representada por Teodorico, que seria o exemplo da nova geração e ao fanatismo religioso representado por Dona Patrocínio.
Ainda na pele desses dois personagens, Eça de Queirós esbanja o recurso da ironia e da caricatura, não permitindo que o leitor, em momento algum, perca de vista o tom intencional da obra. Mas o auge da crítica à hipocrisia tem-se ao final, quando aparece uma camisa de noite em lugar da coroa de espinhos em um contexto fervorosamente religioso.
A Relíquia, por um lado, se inclui entre os grandes romances da segunda fase do escritor. Mas por outro, pode ser considerada, em conjunto à fábula O Mandarim, a obra mais fantasista de Eça. Sua leveza antecipa o abandono do esquema naturalista e a identifica com as obras da terceira e última fase do autor.

Fantasia / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (46)

ver mais
A Relíquia
A Relíquia
A Relíquia
A Relíquia

Similares

(12) ver mais
A relíquia
O Cortiço
Sagarana
Claro Enigma

Resenhas para A Relíquia (155)

ver mais
Pena que é velho
on 1/10/21


A história desse livro em si é muito boa, mas não dá pra entender quase nada, e não é por falta do meu vocabulário, e sim porque é um português de Portugal de 1800.... leia mais

Vídeos A Relíquia (3)

ver mais
A Relíquia, de Eça de Queirós | Diário de Leitura

A Relíquia, de Eça de Queirós | Diário de Lei

(FUVEST) A RELÍQUIA, DE EÇA DE QUEIROZ (#201)

(FUVEST) A RELÍQUIA, DE EÇA DE QUEIROZ (#201)


Estatísticas

Desejam192
Trocam116
Avaliações 3.5 / 2.573
5
ranking 22
22%
4
ranking 34
34%
3
ranking 31
31%
2
ranking 10
10%
1
ranking 3
3%

26%

74%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR