A múmia do rosto dourado do Rio de Janeiro

A múmia do rosto dourado do Rio de Janeiro Fernando Monteiro


Compartilhe


A múmia do rosto dourado do Rio de Janeiro





O que um livro de título tão inusitado reserva ao leitor? Para evitar possíveis mal-entendidos, melhor começar dizendo o que ele não é. Não se trata de uma obra de esoterismo egípcio, tampouco uma sátira da atual política fluminense. Menos ainda, de Garota de Ipanema revisitada. Esta é a história de Dmitri Vonizin e de seus duplos.

Russo de São Petersburgo, Vonizin chegou ao Brasil no início do século XX e, com o nome de Alberto Childe, ocupou por muitos anos o cargo de conservador-chefe da coleção de antiguidades do Museu Nacional.

A partir desse personagem real, de quem se sabe muito pouco, Fernando Monteiro construiu um falso romance-reportagem utilizando-se de velhos artigos de jornal, cartas, fragmentos de ensaios, conversas telefônicas, citações: pedaços de textos dispostos como faixas (ou rolos de filmes) sobre uma matéria antiga, que se vão sobrepondo até darem forma a um enigma.

Mas, ultrapassando os limites do verídico, e invertendo a polaridade do romance anterior (Aspades, ETs Etc), em que narra a história real de um homem fictício, o autor conta a história fictícia de um homem real, encantando os leitores com um romance de estrutura fragmentada e refinamento estilístico.

Edições (1)

ver mais
A múmia do rosto dourado do Rio de Janeiro

Similares

(1) ver mais
Contos egípcios

Resenhas para A múmia do rosto dourado do Rio de Janeiro (1)

ver mais
Uma narrativa enigmática demais
on 12/3/09


Pode até ser que o romance seja um belo exercício de estilo narrativo, ao partir de um personagem real e criar uma história fictícia para ele. "A múmia do rosto dourado do Rio de Janeiro" começa bem, mas a partir da segunda parte, achei o texto muito embolado, confuso, enigmatíco mesmo. Não consegui pegar o fio da meada e, assim, durante dezenas e dezenas de páginas, nada fez muito sentido para mim. Uma pena. No finalzinho, o interesse pela leitura voltou por causa das cartas trocadas ... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam2
Avaliações 2.7 / 3
5
ranking 25
25%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 50
50%
1
ranking 25
25%

55%

45%

Demas
cadastrou em:
12/03/2009 15:48:35

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR