A Mulher na Expansão Ultramarina Ibérica (1415 - 1815)

A Mulher na Expansão Ultramarina Ibérica (1415 - 1815) Charles R. Boxer


Compartilhe


A Mulher na Expansão Ultramarina Ibérica (1415 - 1815)


alguns factos, ideias e personalidades




Os construtores dos impérios espanhol e português levaram consigo para o além-mar a bagagem mental que haviam acumulado na Península, dessa bagagem fazia parte a opinião de que as mulheres são inferiores física, intelectual e espiritualmente - opinião que as mais altas instâncias, legais e religiosas, compartilhavam em absoluto.
O Professor Boxer percorrendo quatro séculos em três continentes, África, Ásia e América, descobre que nem sempre as coisas se passam desse modo. Os fermentos da colonização provocaram o aparecimento de numerosas mulheres enérgicas e de forte personalidade, que se distinguiram como esposas, filhas, amantes e, as mais das vezes, como viúvas e detentoras de propriedades: desde a condessa de Assumar, que educa seu filho como homem de armas (na ausência do pai), até à incrivelmente perversa e sádica chilena Dona Catalina de los Rios Lispuerger, que ao longo de 36 anos praticou impunemente as maiores enormidades.
O Professor Boxer também considera as atitudes dos colonizadores para com as mulheres indígenas, como empregadas domésticas ou como prostitutas. Reúne os seus temas num capítulo final " O Culto de Maria e a Prática da Misoginia", em que demonstra a ligação existente entre a exalação da castidade feminina, o desprezo masculino pela mulher e a convicção de que para o homem "a simples fornicação não é pecado". Nesta obra as tensões do colonialismo emergente são vistas por um ângulo diferente do habitual.

Edições (1)

ver mais
A Mulher na Expansão Ultramarina Ibérica (1415 - 1815)

Similares

(1) ver mais
Salvador de Sá e a luta pelo Brasil e Angola

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 2.8 / 4
5
ranking 0
0%
4
ranking 25
25%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 25
25%

27%

73%

Gabriel Valença
cadastrou em:
04/02/2012 15:15:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR