Esta obra é uma homenagem a Paulo Meksenas (1960-2009). Um professor que praticou em suas aulas, palestras e cursos uma vigorosa militância pedagógica, consubstanciada num intenso debate e questionamento da educação, particularmente a formação e a politização do docente no ensino básico, que deve reagir às desigualdades sociais. Para o inesquecível mestre a ação pedagógica de educadores e educadoras, obrigatoriamente, deve se direcionar no sentido da emancipação humana e da crítica continuada ao modelo de sociedade capitalista.
Este livro foi organizado em três partes, das quais se pontua a seguir alguns aspectos relevantes entre os tantos que constituem o seu legado às novas gerações.
Na primeira, resgatou-se um texto do próprio professor Paulo Meksenas, no qual aborda o ensino da Sociologia na escola secundária e o papel do livro didático, bem como seu pensamento sobre a iniciação científica e os desafios da produção do conhecimento.
As ideias pedagógicas e a filosofia educacional revolucionárias do marcante e inolvidável professor destacam-se na segunda parte.
Na última, vertem aspectos da personalidade do mestre homenageado, sua incansável preocupação e busca por uma sociedade livre, solidária e igualitária, exemplo para todos que com ele conviveram e para aqueles que com este livro passam a conhecê-lo. Também transparece a sua rejeição ao academicismo e o seu apreço pelos estudos clássicos que propiciassem aos educadores, professores, pesquisadores e estudantes uma aprendizagem libertária, pela qual tanto se bateu em seus intensos 49 anos de vida.
Filosofia