A Marca do Felino

A Marca do Felino Valerie Martin


Compartilhe


A Marca do Felino





Este romance mostra a vida de três mulheres que se entrelaçam em histórias sobre o mesmo tema universal: o divórcio entre o homem e o resto da natureza, a psicologia humana versus o mundo ao seu redor, a selvageria do moderno em confronto com o espírito, a volta ao mito do bom selvagem que separa o homem domesticado do homem livre, aproximando-o do mundo natural.







Ellen é veterinária do zôo de Nova Orleans. Cientista dedicada, custa a acreditar que o equilíbrio de seu casamento de 20 anos está ameaçado. Seu marido, Paul, um homem instável, sempre em busca de aventuras e uma vida de liberdade, apaixona-se por outra. O mundo ‘domesticado’ de Ellen desaba com o divórcio.







Paul é historiador ocupado com um livro sobre a vida de Elizabeth Boyer. Conhecida como a ‘mulher gato’, ela foi enforcada em 1846 por ter assassinado o marido tirano e cruel. Única mulher branca executada na Louisiana no século passado, Elizabeth é o tema em background do exemplo da mulher que põe fim a uma vida de dominação, repressão e opressão. Valerie Martin compara a personalidade da ‘mulher gato’ à de um leopardo negro e livre e faz um contraponto com o espírito aprisionado dos bichos e a liberdade da selva.







No presente está Camille, a tratadora de grandes felinos do zôo. Jovem de 19 anos, pobre e desajustada, ela vive em profunda solidão, acreditando não ter lugar na sociedade nem chances para uma vida feliz. Igualmente cativa da selvageria do mundo moderno, Camille tem visões de poder e transformações, acreditando que incorpora as características de Magda, o leopardo negro do zôo.







Em A marca do felino Valerie Martin não só discorre sobre a fragilidade do equilíbrio – humano e da natureza – como aborda um tema que mexe com todos que se preocupam com as estratégias de sobrevivência e transformações naturais ao longo do tempo. No ar fica a pergunta: será que a única maneira de salvar o mundo é desistir de tudo o que faz a vida valer a pena?





A marca do felino é uma evocação criativa do filme de 1942, que o diretor Paul Schrader refilmou com o título A marca da pantera.






Edições (2)

ver mais
A Marca do Felino

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam5
Avaliações 3.4 / 16
5
ranking 13
13%
4
ranking 38
38%
3
ranking 31
31%
2
ranking 13
13%
1
ranking 6
6%

13%

88%

Malu
cadastrou em:
06/11/2009 19:22:42

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR