A luta de classes na União Soviética

A luta de classes na União Soviética Charles Bettelheim


Compartilhe


A luta de classes na União Soviética (Pensamento Crítico #51)


Segundo Período: 1923-1930




O segundo volume de "A luta de classes na União Soviética" cobre o período que vai de 1923 e 1930, dando continuidade a primeira parte, que cobre o período de 1917-1923.
Economista francês mundialmente conhecido, Bettelheim estuda a União Soviética há mais de 40 anos. No primeiro volume examina todo o passado da URSS para entender a evolução do processo socialista, seus primórdios e antecedentes tomando como termo de comparação os desdobramentos da revolução chinesa e cubana. O presente volume prossegue a análise do processo de transformação da formação social soviética para compreender "a maneira como se confundem os êxitos e os fracassos, como se preparam as vitórias e as derrotas posteriores da classe operária e das massas populares na URSS". Esta análise não segue no entanto uma apresentação estritamente cronológica do desenvolvimento das contradições deste período. A atenção se concentra sobre o momento em que as contradições se fundem e dão lugar, em 1928-1930 a uma crise que aparece como uma crise geral da NEP e são esclarecidas tanto as condições de maturação da crise, quanto seus efeitos de classe.
"As contradições analisadas (...) concernem primeiramente à classe operária. Trata-se de entender como se transformam as condições nas quais esta produz, portanto as características do processo de produção e reprodução. Mas trata-se também de descrever as formas assumidas pela elevação do nível de consumo dos trabalhadores da indústria, pelas diversas relações de distribuição e pelo modo de organização dos trabalhadores (...) nos aparelhos ideológicos e políticos, através dos quais a classe operária pode desenvolver suas iniciativas ou ver suas atividades orientadas nesse ou naquele sentido (...). Da mesma maneira são analisadas neste volume as relações sociais nas quais está inserido o campesinato (e suas diferentes camadas) as lutas que se desenvolvem em seu âmbito, assim como as contradições que opõem as massas camponesas a certas decisões do poder soviético".
Uma obra imprescindível para a biblioteca de especialistas ou não, interessados nos grandes dilemas colocados pela busca de uma sociedade livre da exploração do homem pelo homem.

Economia, Finanças / História / História Geral / Política

Edições (1)

ver mais
A luta de classes na União Soviética

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Lucas.Sousa
cadastrou em:
20/09/2020 15:15:01
Lucas.Sousa
editou em:
20/09/2020 15:15:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR