Motivação para a pesquisa
A pesquisa apresenta uma reflexão sobre a relevância do desenvolvimento da competência leitora como sendo um fator que possibilita o desenvolvimento cognitivo do aluno e da sua inserção social nas sociedades letradas. Os contextos escolares e familiares que trabalham essa competência ajudam o aluno a desenvolver também outra competência que é a escritora. Muitos autores têm observado que os estudantes apresentam mais facilidade para a leitura do que para a produção textual. Sendo assim, esse trabalho objetivou o levantamento de uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, na qual se buscou referências que explicitassem no que as competências desenvolvidas por meio da leitura auxiliam o aluno a produzir textos que estão de acordo com aquilo que se espera de um indivíduo letrado que está num momento importante da sua formação, que é o Ensino Fundamental II. Atualmente muitas pesquisas mostram que as crianças e jovens estão lendo cada vez menos e com isso deixam de desenvolverem outras competências cognitivas, no caso, a escritora. Pensando nisso se observa a importância dessa investigação com base na hipótese de que saber ler, ou seja, atribuir significados ao que lemos, é de extrema importância à realidade social letrada em que vivemos. Vê-se que a leitura é uma competência indispensável ao desenvolvimento pleno de uma pessoa e que poderá torná-la de fato uma cidadã, quer dizer, um ser capaz de interferir no ambiente em que vive e trabalha. Com esse levantamento bibliográfico procurou-se fazer um paralelo entre o ato de ler e a ação de escrever com competência, essa investigação será limitada aos alunos que possuem na sua proposta curricular a produção de vários gêneros textuais com uma grande diversidade de temas. Espera-se que essa pesquisa seja um referencial aos professores de Língua Portuguesa no seu dia a dia e que ele possa sanar algumas dúvidas referentes à construção de competências.