A Hidra de Muitas Cabeças

A Hidra de Muitas Cabeças Peter Linebauch...


Compartilhe


A Hidra de Muitas Cabeças


Marinheiros, escravos, plebeus e a história oculta do Atlântico revolucionário




Neste livro original e inovador, Peter Linebaugh e Marcus Rediker tratam da história oculta do proletariado atlântico nos séculos XVII e XVIII. Composta por trabalhadores que foram indispensáveis ao crescimento do capitalismo, mas que desempenharam funções que passaram despercebidas aos historiadores - derrubada das matas, levantamento de cercas, drenagem dos pântanos -, essa classe teve um caráter internacional, multiétnico e multicultural.



Ao examinar a resistência desse grupo contra a emergente ordem capitalista, os autores transitam por temas como o conteúdo histórico d´A tempestade de Shakespeare, a plataforma dos radicais na Revolução Inglesa e sua oposição à expansão escravista e imperial britânica, e até a formação da democracia pirata, por exemplo.



O livro acompanha, em uma narrativa envolvente, as voltas do bumerangue revolucionário pelo espaço atlântico: Linebaugh e Rediker demonstram como tradições políticas democráticas que nasceram na metrópole, na esteira do processo de expropriação dos camponeses e trabalhadores urbanos, passaram pelos ventos do tráfico negreiro na costa africana, adquiriram força nas plantations do Novo Mundo e voltaram com força para os portos europeus, alimentando o radicalismo do operariado no curso da Revolução Industrial.

História

Edições (1)

ver mais
A Hidra de Muitas Cabeças

Similares

(16) ver mais
O Roubo da História
Os dentes falsos de George Washington
Costumes em Comum
A República dos Piratas

Estatísticas

Desejam25
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 17
5
ranking 76
76%
4
ranking 6
6%
3
ranking 12
12%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

39%

61%

Murilo
cadastrou em:
17/01/2009 23:08:10
Paulinho
editou em:
18/05/2020 11:22:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR