A Guerra dos Sonhos

A Guerra dos Sonhos Marc Augé


Compartilhe


A Guerra dos Sonhos


Exercícios de Etnoficção




Um novo regime de ficção se instaura, afetando nossa vida social a ponto de nos fazer duvidar da realidade. As reportagens de televisão adquirem uma aparência de ficção, e a ficção imita o real. A visão dos desastres planetários está doravante submetida aos caprichos do controle remoto. Idílios florescem na Internet, onde se dialoga com interlocutores sem rosto. As mediações, que permitem desenvolver a identidade e tomar consciência da alteridade e dos laços sociais, são substituídas pelos meios de comunicação da solidão.

Esta nova composição de real e ficção também condiciona a circulação entre o imaginário individual (o sonho), o imaginário coletivo (os mitos, os ritos, os símbolos) e a obra de ficção.Marc Augé analisa as possíveis consequências da confusão entre essas três vertentes do imaginário. Para ele, a Guerra dos Sonhos já começou, mas nem sempre vemos com clareza os meios e as finalidades de tal guerra.

Sociologia

Edições (1)

ver mais
A Guerra dos Sonhos

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

29%

71%

Criptowizard
cadastrou em:
17/12/2016 11:09:02

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR