A filosofia no ensino médio

A filosofia no ensino médio Dalton José Alves


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A filosofia no ensino médio


ambiguidades e contradições na LDB




O presente livro trata do espaço da filosofia no currículo do ensino médio a partir da LDB/96. Nele discute-se, com base na história da filosofia na educação escolar brasileira, desde o período colonial até os dias atuais, se a nova LDB realmente torna obrigatória a disciplina de filosofia e em que sentido ela garante (ou não) a inclusão da filosofia nos currículos escolares. Esta discussão faz deste texto referência e leitura indispensável aos professores, alunos e pesquisadores da área da filosofia, das ciências humanas em geral e da pedagogia comprometidos com a qualidade do ensino e da aprendizagem na educação básica.

Sumário
Ficha Técnica

Agradecimentos
Prefácio
Sílvio Gallo
Introdução
Capítulo 1: Breve Histórico da Presença/Ausência da Filosofia na Educação Escolar Brasileira
1. Do Período Colonial até a República: presença garantida
2. Da Primeira República ao Golpe Vivil-Militar de 1964: presença indefinida
3. Período Ditatorial, pós-1964: ausência definida
4. Período da "Redemocratização" política pós-1980: presença controlada
Capítulo 2: A Filosofia no Currículo da Educação Básica a Partir da Promulgação da Lei n. 9.394/96 (LDB): Presença Inócua
1. Trajetória da construção & desconstrução de uma projeto de LDB em defesa da escola pública
2. A filosofia na educação básica
Capítulo 3: Por Que Filosofia no Currículo do Novo Ensino Médio?
1. Por uma concepção de educação
2. A filosofia no ensino médio: disciplina necessária
Conclusão
Bibliografia

Filosofia / Pedagogia

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