A Escola-Comuna

A Escola-Comuna Moisey Pistrak


Compartilhe


A Escola-Comuna





O presente livro é um documento histórico da maior importância sobre os esforços dos pioneiros da Revolução Russa de 1917 ante a colossal tarefa de recriar o seu sistema educacional. Ele fornece uma série de pistas sobre o papel da escola na formação das crianças e jovens e mostra como ela muda sua forma e seu conteúdo quando orientada pelos interesses e objetivos da classe trabalhadora: ou seja, reorganiza sua atuação para formar lutadores e construtores de uma nova sociedade.



Pistrak foi um dos grandes líderes desta empreitada histórica e nos relata, neste livro, os esforços de um grupo de educadores comprometidos com a recriação da nova escola soviética.



À sua época, 1924, não foi apresentado como um “modelo” a ser seguido cegamente pelo magistério e muito menos agora deve ser percebido desta forma. Mas não há dúvida de que o magistério encontrará nele indicações importantes sobre como organizar o trabalho pedagógico de forma a permitir o domínio dos conteúdos escolares e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento da auto-organização dos estudantes.



O texto é uma obra coletiva de professores que trabalhavam com Pistrak na Escola-Comuna, uma escola experimental-demonstrativa do Ministério da Educação. Tem ainda a colaboração de V. N. Shulgin, um dos grandes teóricos da “Pedagogia do Meio” soviética. A primeira parte, coletiva, reúne os fundamentos teóricos e a segunda parte apresenta a visão de cada um dos professores das várias disciplinas escolares.



Um capítulo introdutório, escrito por Luiz Carlos de Freitas, da Unicamp, situa os autores e os esforços destes pioneiros da educação russa bem como mostra a visão crítica de Pistrak sobre estes passos iniciais da educação soviética, pouco antes de ser assassinado em 1937.

Edições (1)

ver mais
A Escola-Comuna

Similares

(1) ver mais
Rumo ao Politecnismo. Artigos e Conferências

Resenhas para A Escola-Comuna (1)

ver mais
Um relato da Educação e da Pedagogia Soviética pioneira
on 19/4/22


Este livro de Moisey Pistrak traz textos seus e uma coletânea de alguns pioneiros da educação soviética no início da Revolução, passando pela Guerra Civil e alcançando 1930, período de extrema riqueza e efervescência do pensamento revolucionário com ele, Shulgin Krupskaya, Makarenho e Lunatchersk, entre outros. Depois deste período muitos deles foram perseguidos e mortos pelo regime stalinista, mas este período e sua revolução na educação marcaram a história, abriram e ainda abrem pos... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam1
Avaliações 4.6 / 8
5
ranking 75
75%
4
ranking 13
13%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Islan
cadastrou em:
14/12/2009 15:15:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR