A Desobediência Civil seguido de Walden

A Desobediência Civil seguido de Walden Henry David Thoreau


Compartilhe


A Desobediência Civil seguido de Walden (Rebeldes e Malditos)





“Fui para a mata porque queria viver deliberadamente, enfrentar apenas os fatos essenciais da vida e ver se não poderia aprender o que ela tinha a ensinar, em vez de, vindo a morrer, descobrir que não tinha vivido. Não queria viver o que não era vida, tão caro é viver; e tampouco queria praticar a resignação, a menos que fosse absolutamente necessário. Queria viver profundamente e sugar a vida até a medula, viver com tanto vigor e de forma tão espartana que eliminasse tudo o que não fosse vida [...].” (Trecho de Walden)

Em julho de 1845, desgostoso com o crescente comercialismo e industrialismo da sociedade americana, Thoreau (1817- 1862) deixou Concord, Massachusetts, para instalar-se à beira do lago Walden. Eremita, caminhante solitário e ecologista avant la lettre, abandonou o convívio com a humanidade e se isolou numa cabana no bosque, onde viveu até setembro de 1847.

Tal experiência seria basilar para seus dois mais emblemáticos livros, A desobediência civil (1849) e Walden (1854). O primeiro teve origem num conflito entre o autor e as autoridades pela cobrança de impostos que ele se recusava a pagar. Após uma noite na cadeia, Thoreau redigiu este texto ardente, incontido e ferino, a bíblia dos libertários. Tão poderoso que, anos mais tarde, nas mãos de Gandhi, serviu para derrubar um império.

O segundo, Walden ou A vida nos bosques, como primeiramente foi publicado, é o relato dos dois anos, dois meses e dois dias em que o autor viveu apartado da sociedade, suprindo as próprias necessidades, estudando, contemplando a natureza e conhecendo a si mesmo. Deste testamento ético-espiritual beberiam todos os grandes nomes da cultura norte-americana, dos transcendentalistas aos autores beat e da contracultura do século XX, além de figuras revolucionárias como Martin Luther King.

Filosofia / Literatura Estrangeira / Não-ficção / Política

Edições (1)

ver mais
A Desobediência Civil seguido de Walden

Similares

(7) ver mais
WALDEN II
Walden and Other Writings
A Desobediência Civil
Desobediência Civil

Resenhas para A Desobediência Civil seguido de Walden (2)

ver mais
"A maioria das pessoas leva uma vida de calado desespero."
on 29/11/21


A Edição que tenho desse livro tem A desobediência civil seguido de Walden ou a vida nos bosques, escrito pelo ensaísta Estadunidense Henry Thoreau. Sendo que A desobediência civil foi publicado em 1849 e Walden em 1854. O primeiro foi escrito depois de uma noite em que Thoreau ficou preso por não pagar os impostos. O segundo fala sobre suas experiências e Sensações de passar dois anos (1845-1847) vivendo numa floresta perto de um lago, apartado da sociedade. Em A desobediência ci... leia mais

Estatísticas

Desejam11
Trocam2
Avaliações 4.5 / 42
5
ranking 64
64%
4
ranking 29
29%
3
ranking 5
5%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

51%

49%

João gregorio
cadastrou em:
06/06/2016 09:10:07
Jeanine
editou em:
12/04/2023 12:29:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR