A Culpa é da Imprensa

A Culpa é da Imprensa Yves Mamou


Compartilhe


A Culpa é da Imprensa


ENSAIO SOBRE A FABRICAÇÃO DA INFORMAÇÃO




A imprensa engana e manipula. Quantas vezes as câmaras de televisão, os microfones das rádios e as folhas impressas se lançarem em ataques cegos, se enganam e enganam seu público?
A culpa é da imprensa!?
Quantas vezes os próprios órgãos de comunicação reconhecem, entretanto, que foram manipulados, que só receberam informações distorcidas ou parciais?
A culpa é da imprensa!?
Os meios de comunicação são um bode expiatório? Seria fácil pensar assim.
Em uma sociedade que se desenvolve através de crises sucessivas - crises econômicas, políticas e sociais - a informação desempenha um papel de intermediário.
Cada vez que um grupo social luta por uma reivindicação, cada vez que um político ou um empresário quer ajustar suas contas, provoca uma crise - real ou manipulada - capaz de atrair a atenção da imprensa.
A desinformação, a mentira e o engano progressivamente corrompem a vida cotidiana. No entanto, ao conhecer os mecanismos da manipulação da informação, o leitor pode ser capaz de decodificar o seu conteúdo e os interesses que se filtram através das notícias.
Yves Mamou, jornalista econômico e um dos editores do Le Monde de Paris nos mostra como a manipulação é feita, quais os mecanismos utilizados e como se defender das distorções. Repõe o assunto em seus devidos termos e mostra, neste livro cheio de casos e exemplos, como, afinal, a imprensa é um instrumento democrático essencial para todos os setores da sociedade.

Edições (1)

ver mais
A Culpa é da Imprensa

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

22%

78%

Francisco
cadastrou em:
20/05/2013 15:19:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR