A Correspondência Completa de Sigmund Freud a Carl Jung

A Correspondência Completa de Sigmund Freud a Carl Jung William McGuire


Compartilhe


A Correspondência Completa de Sigmund Freud a Carl Jung





De Freud a Jung, 18 de agosto de 1907

"Minha personalidade se empobreceu com a interrupção de nossa correspondência. Ainda bem que essa interrupção chega ao fim. Continuo a vagar despreocupadamente pelo mundo, com a família, mas sei que o senhor já está de volta ao trabalho e que suas cartas me transportarão ao que, para nós, se tornou o centro de interesse. Não se desespere; presumo que foi apenas uma frase o que aflorou em sua carta. Sermos ou não sermos compreendidos pelas figuras oficiais do momento pouco importa. Entre as massas anônimas que se ocultam por trás delas não faltam indivíduos que querem compreender e que, num momento dado, dão bruscamente um passo à frente; já muitas vezes tive a experiência disso. Sua palestra em Amsterdam será um marco na história e é para a história, afinal, que em grande parte trabalhamos. O que o senhor chama de o elemento histérico de sua personalidade, sua necessidade de impressionar e influenciar pessoas, esse próprio atributo que tão bem o apresta para ser um mestre e um guia há de vir às claras mesmo que o senhor não faça concessões às tendências de opinião em moda. E desde que tenha injetado seu fermento pessoal, em doses ainda mais generosas, na massa efervescente de minhas idéias, já não mais haverá diferença entre os seus feitos e os meus."


De Jung a Freud, 19 de agosto de 1907

"Como de hábito o senhor acerta em cheio com a acusação de que o agente provocador de meus acessos de desespero é a minha ambição. Mas, em defesa própria, tenho algo a dizer: meu honesto entusiasmo pela verdade é o que me impele à procura de um modo de apresentar seus ensinamentos que se mostre o mais eficaz para a abertura de uma brecha. Não fosse assim, minha devoção incondicional à defesa e propagação de suas idéias, bem como minha veneração igualmente incondicional de sua personalidade, estariam fadadas a aparecer sob uma luz extremamente singular — algo que de bom grado evitaria, se bem que o elemento de interesse próprio só possa ser negado pelos muito obtusos. De qualquer jeito, tenho desagradáveis pressentimentos, pois não é empresa fácil defender tal posição diante de tal audiência. Já agora concluí minha palestra e vejo que assumi a atitude a seu ver mais recomendável: a intransigência. Nada mais há a fazer, quando se quer ser honesto."

Biografia, Autobiografia, Memórias / Psicologia

Edições (1)

ver mais
A Correspondência Completa de Sigmund Freud a Carl Jung

Similares

(18) ver mais
Cartas de C. G. Jung
Cartas de C. G. Jung
Cartas de C. G. Jung
Cartas de C. G. Jung - Caixa 3 volumes

Estatísticas

Desejam7
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 4
5
ranking 75
75%
4
ranking 0
0%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

26%

74%

priscila
cadastrou em:
26/12/2017 15:23:41
Cybelle.Meirelis
editou em:
02/11/2020 15:32:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR