A Cidade do Capital

A Cidade do Capital Henri Lefebvre


Compartilhe


A Cidade do Capital





A cidade do capital é um marco importante nos estudos do econômico-social deste final de século. Apoiando-se na visão de Marx e Engels sobre o problema da cidade construída pelas forças capitalistas, o autor realiza um verdadeiro tratado sobre a questão do urbano em nosso século. Lefebvre considerava o urbano um problema novo, sobre o qual era necessário empreender pesquisas. Segundo ele, foi colocado para o século XX o desafio de pensar problemas inexistentes no tempo de Marx, sendo o urbano, a concentração de populações nas grandes cidades, um dos principais.



A cidade do capital oferece um instrumental heurístico importante para a análise dos mecanismos de democratização da cidade, ao apresentar uma densidade teórica incomparável nos estudos do urbano. Reclama ser uma leitura ou releitura temática sobre a cidade e, conseqüentemente, sobre a problemática urbana. Já em 1972, quando escreve esta obra, Lefebvre demonstra como as forças produtivas, apesar dos obstáculos oferecidos pelas relações de produção capitalista, atingiram uma grande potência para produção do espaço em escala mundial, criando uma contradição principal - o espaço produzido globalmente e suas fragmentações, pulverizações, despedaçamentos - resultante das relações de produção capitalistas.

Edições (1)

ver mais
A Cidade do Capital

Similares

(1) ver mais
A Revolução Urbana

Estatísticas

Desejam8
Trocam1
Avaliações 4.5 / 8
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

39%

61%

A
cadastrou em:
04/06/2010 01:03:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR