A Cartuxa de Parma

A Cartuxa de Parma Stendhal


Compartilhe


A Cartuxa de Parma (Grandes Romancistas #I)





Escrito em inacreditáveis 53 dias, no final de 1838, A cartuxa de Parma narra as desventuras de Fabrice Del Dongo, um jovem idealista e imaturo que decide se unir ao exército de Napoleão Bonaparte. O notável tratamento dado por Stendhal à batalha de Waterloo, por onde o protagonista vagueia sem saber que está no meio de um acontecimento importante, entusiasmou autores como Liev Tolstói (que assume a influência sobre Guerra e paz) e Ernest Hemingway, e logo no lançamento a obra mereceu elogios até do conterrâneo Honoré de Balzac.
De volta a Parma, Fabrice reencontra sua tia, a duquesa Gina Sanseverina, agora comprometida com um importante ministro, e acaba interferindo na política local. Uma sequência de amores irresponsáveis, brigas, fugas e processos jurídicos transportam o leitor à Itália do início do século XIX. A prosa ágil de Stendhal e a estrutura episódica da trama dão ainda mais charme às intrigas e conspirações de bastidores, potencializadas por recursos como cartas anônimas e envenenamentos.

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
A Cartuxa de Parma

Similares

(3) ver mais
mestres da literatura contemporanea
A Freira no Subterrâneo
Cândido ou o Otimismo

Estatísticas

Desejam2
Trocam1
Avaliações 3.5 / 3
5
ranking 33
33%
4
ranking 0
0%
3
ranking 67
67%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Wellington
cadastrou em:
03/06/2017 23:14:57

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR