A ameaça do fantástico

A ameaça do fantástico David Roas


Compartilhe


A ameaça do fantástico


Aproximações teóricas




Primeira obra de David Roas publicada no Brasil, este livro reúne seis ensaios escritos por ele entre 2001 e 2011, que apresentam sua própria concepção acerca do fantástico. Escritor alinhado ao gênero, Roas exerce aqui o papel de crítico, para o qual o fantástico, mais que um gênero, é uma categoria estética, pois transborda da literatura para as artes em geral – cinema, teatro, quadrinhos, games e demais formas que espelhem o conflito entre o real e o impossível, característico do fantástico.

De acordo com Roas, o fantástico dependerá sempre do que seja considerado real e o real, do conhecido, pois o leitor precisa contrastar o fenômeno sobrenatural com a concepção de realidade. Em meados do século 18, quando despontou na literatura, o gênero representaria uma espécie de contraponto ao racionalismo iluminista: o culto à razão desbanca a fé no sobrenatural e o torna inofensivo, algo com que se pode “brincar literariamente”. Hoje, segundo o autor, os artistas encontram inspiração nas ciências, que desvendam fenômenos diversos para teóricos, escritores, leitores, possibilitando novas abordagens do real e do fantástico.

Roas reconstrói e analisa a trajetória do gênero, conceituando-o e delimitando-o, além de tratar de questões teóricas sobre sua definição. Ele percorre outros autores clássicos que também debateram o tema, como Todorov e Irène Bessière, e apresenta como exemplos de suas revisões e indagações teóricas, obras de auto­res contemporâneos, como Borges, Cortázar e Poe, abrindo caminhos para uma discussão mais ampla e densa sobre o fantástico.

Didáticos / Técnico

Edições (1)

ver mais
A ameaça do fantástico

Similares

(8) ver mais
O Horror Sobrenatural em Literatura
O Horror Sobrenatural na Literatura
Introdução à Literatura Fantástica
As Estruturas Narrativas

Resenhas para A ameaça do fantástico (1)

ver mais
on 18/4/22


Um estudo de fôlego do crítico literário espanhol David Roas sobre as categorias elementares da narrativa chamada de "fantástica". O livro não só passa pela análise minuciosa de trechos de livros importantes que abordaram a temática, como Kafka, Borges, Hoffman, entre outros, como traz ao cerne do seu estudo, a ideia de que a "literatura fantástica" floresce sempre como uma oposição a uma ideia pré-estabelecida do "real". Livraço!!... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam1
Avaliações 4.7 / 36
5
ranking 75
75%
4
ranking 22
22%
3
ranking 3
3%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

31%

69%

ana
cadastrou em:
03/05/2015 10:44:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR