500 Anos de Solidão

500 Anos de Solidão Marcelo Paixão


Compartilhe


500 Anos de Solidão


Ensaios sobre as Desigualdades Raciais no Brasil




O Brasil nos últimos quinze anos atravessou um importante momento em termos da expansão dos direitos de cidadania para a população afrodescendente. Isso englobou a criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), o reconhecimento constitucional das Comunidades de Descendentes de Quilombos às suas terras ancestrais, as ações afirmativas de ingresso discente nas Universidades, a Lei 11.645 (que estabeleceu a obrigatoriedade de ensino de História da África e da população afrodescendente nas redes de ensino fundamental), bem como diversas outras conquistas recentes. Todavia, indo além das políticas, talvez o principal ganho do movimento negro brasileiro contemporâneo tenha sido o fato de que este finalmente logrou avançar importantes espaços na trincheira das ideologias, no caso através do reconhecimento por parte do Estado e da socidade civil de que o racismo, tal qual operante no nosso país, não apenas existe, mas, como, acarreta profundas e trágicas, sequelas para o nosso tecido social.

Tais políticas, por outro lado, foram fundamentalmente justificadas por um movimento que ganhou impulso nos últimos anos de estudos dos indicadores sociais desagregados pelos grupos de cor ou raça. Na verdade, essas estatísticas sociais já são levantadas no nosso país há bastante tempo (a esse respeito ver o capítulo 1 deste livro). Porém, somente em um período mais recente que o uso das estatísticas passou a se disseminar de forma mais ampla, envolvendo não somente os estudos acadêmicos, mas, também, sua divulgação pela mídia e seu uso prático por parte dos ativistas dos movimentos sociais de luta pelos direitos de cidadania dos afrodescendentes.

Os estudos que seguem neste livro estão inseridos justamente dentro deste movimento histórico tão significativo para o Brasil dos dias atuais.

Sociologia

Edições (1)

ver mais
500 Anos de Solidão

Similares

(1) ver mais
Brancos e Negros em São Paulo

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

29%

71%

marcell
cadastrou em:
14/08/2015 23:59:04
marcell
editou em:
15/08/2015 00:21:14

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR