30 poemas de um negro brasileiro

30 poemas de um negro brasileiro Oswaldo de Camargo


Compartilhe


30 poemas de um negro brasileiro





Antologia inédita de poemas de Oswaldo de Camargo, escritor que desmonta, através da literatura, alguns castelos em que se escondem o preconceito e o racismo. Esta edição conta com prefácio de Florestan Fernandes e obra de capa de O Bastardo.

"Eu tenho a alma e o peito descobertos/ à sorte de ser homem, homem negro,/ primeiro imitador da noite e seus mistérios." Assim começa o poema Atitude, de Oswaldo de Camargo, que inaugura a segunda parte deste livro. 30 poemas de um negro brasileiro é resultado da união de 15 poemas negros – lançado pela primeira vez em 1961, em uma edição limitada da Associação Cultural do Negro – e de poemas publicados nas obras O estranho e Luz & breu.

Um dos mais importantes intelectuais brasileiros, Camargo traz nos versos deste livro sua autenticidade poética para tratar de negritude e ancestralidade. "Eu tenho dentro em mim anseio e glória/ que roubaram a meus pais./ Meu coração pode mover o mundo,/ porque é o mesmo coração dos congos,/ bantos e outros desgraçados,/ é o mesmo", declara o poeta.

No prefácio de 15 poemas negros, reproduzido nesta edição, o sociólogo Florestan Fernandes evidencia que as palavras do jovem militante eram atuais à época e seguem atuais hoje, pois suscitam novos ensinamentos: "Ninguém melhor que um poeta para revitalizar as aspirações igualitárias [...] que orientaram os grandes movimentos sociais negros da década de 1930".

Numa produção que perpassa mais de quarenta anos de luta e resistência, esta antologia reforça a excepcionalidade da obra de Oswaldo de Camargo, que, a partir da experiência individual e coletiva de homem negro num país de passado escravocrata, reverbera sua voz atemporal.

"É uma alegria imensa ter a oportunidade de ver os textos de Seu Oswaldo sendo os responsáveis por esta encantadora abertura de portas, que conduzirá uma nova geração de brasileiros a um encontro com si mesmos."
Emicida

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
30 poemas de um negro brasileiro

Similares

(2) ver mais
A descoberta do frio
A descoberta insólito

Resenhas para 30 poemas de um negro brasileiro (2)

ver mais
Senhor, sou um...negro!
on 29/10/22


Eu conheço um grito de angústia, e eu posso escrever este grito de angústia, e eu posso berrar este grito de angústia; quer ouvir? "Sou um negro, Senhor, sou um... negro!" A leitura de 30 poemas de um negro brasileiro, me transportou diretamente à outro grande negro brasileiro, seu Mateus Aleluia. Em Fogueira Doce, seu Mateus diz: "meus traumas Freud não explica. Em muitos poemas a arte destes dois grandes homens se misturaram na minha mente. Fiquei pensando em quantas pessoas negras... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 17
5
ranking 35
35%
4
ranking 47
47%
3
ranking 18
18%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Jenifer
cadastrou em:
14/04/2022 18:53:03
Jenifer
editou em:
14/04/2022 18:53:19

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR