1º de Maio

1º de Maio José Luiz Del Roio


Compartilhe


1º de Maio


Sua origem, seu significado, suas lutas




No dia 1º de maio de 2016 chegamos ao 130º Dia Internacional do Trabalhador.
Em 1986, o Centro de Memória Sindical publicou o livro 1º de Maio cem anos de luta, escrito pelo senador italiano José Luiz Del Roio. Passados trinta anos, por iniciativa do CMS e das Centrais Sindicais, o livro foi reeditado e terá seu lançamento no próximo dia 19 de setembro.
A nova edição mantém o texto original, atualizando os prefácios, que serão assinados pelos presidentes Paulo Pereira da Silva (Paulinho da Força), Ricardo Patah, Vagner Freitas, Adilson Araújo, José Calixto Ramos e Antônio Neto, além do prefácio do consultor sindical João Guilherme Vargas Netto.
Usando o exemplo da Revolução Industrial, do século 18, o livro mostra que o operariado sempre buscou se organizar e reagir às injustiças sociais. Isso porque a Revolução alterou profundamente a vida do trabalhador braçal. Os operários, inclusive mulheres e crianças, viviam em péssimas condições, com salários que se restringiam à subsistência e com uma jornada de trabalho que acentuava estas condições. Desde os acontecimentos sangrentos nos Estados Unidos, em 1886, a data tem sido um dos marcos do movimento de trabalhadores e de sua institucionalização, acumulando uma crônica rica e variada que vai da luta pelas quarenta horas semanais, até as multidões reunidas nas comemorações com festa e sorteios no Brasil.
Desta forma, a adoção do 1º de Maio como Dia do Trabalhador se consolidou como um evento emblemático, que evidencia o fortalecimento do movimento sindical. Hoje em dia, com impudor, os adversários dos trabalhadores tentam mascarar isto, e disparam provocações como a proposta de uma jornada semanal de 80 horas! Os cento e trinta anos do Dia do Trabalhador corroboram, entretanto, a capacidade do povo em rechaçar seus malfeitores.
A história do 1º de Maio é uma história aberta e em construção. Esta nova edição do livro, e a intenção unitária que a sustenta, garantem à sociedade brasileira, o registro de uma vida longa de lutas que o movimento sindical teve no passado e terá no futuro.

História do Brasil / Política

Edições (1)

ver mais
1º de Maio

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam1
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

SG1
cadastrou em:
21/10/2017 23:59:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR