Práticas de alfabetização

Práticas de alfabetização Eliana Borges Correia de Albuquerque...


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Práticas de alfabetização


Fabricações, saberes, esquemas e/ou prescrições?




Falar sobre práticas de ensino na alfabetização, do ponto de vista teórico e prático, em tempos complicados e difíceis como esses em que vivemos, exige de nós um esforço que vai além da recuperação histórica e da seleção das diferentes perspectivas que nortearam as pesquisas sobre a temática. É, sobretudo, entrar em um movimento de constante mudanças com o sentido de entender e identificar os aportes teóricos, estudos e perspectivas em que algumas pesquisas mais recentes se apoiaram, na intenção de tentar explicar e evidenciar como práticas atuais vêm sendo desenvolvidas e de que maneira os recursos e artefatos são escolhidos e/ou utilizados para alcançar o objetivo de ensinar a ler e escrever aqueles que, em muitas situações, não são considerados de prováveis sucesso escolar. Nesse sentido, buscamos reunir, nessa coletânea, algumas pesquisas que foram desenvolvidas, nos últimos cinco anos, por professoras e alunas de mestrado e doutorado do Núcleo de Educação e Linguagem do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco e que integram o “Grupo de Estudo em Alfabetização, Prática Docente e Formação de Professor” (GEALPRAFOR).

Educação / Pedagogia

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Larissa Canêjo
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