O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien




Resenhas - O Hobbit


3912 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


João 31/05/2024

Uma jornada inesperada
Uma leitura simples e gostosa, não muito detalhada como o senhor dos anéis,mas mesmo assim prende do começo ao fim.
comentários(0)comente



DLazarou 30/05/2024

Jornada leve e ótima de acompanhar
Provavelmente o que mais me fascinou nesse livro foi a forma natural com a qual o narrador conta a história. Como se ele estivesse, de fato, conversando diretamente com o leitor. Esse artifício permite que o enredo seja transmitido de forma muito leve e aprazível

Fora esse ponto, as personagens são muito carismáticas e suas interações enriquecem bastante a experiência. E a jornada e desenvolvimento de Bilbo Bolseiro se destacam em meio ao rico universo

Infelizmente, senti que os acontecimentos ocorreram de forma um tanto apressada e talvez fosse melhor que fossem estendidos um pouco para poder trazer ainda mais detalhes
comentários(0)comente



Carol *_* 30/05/2024

Isso não é um autor, é um pai
Elogiar a criatividade de Tolkien é como falar que o sol nascerá todas as manhãs, é constatar um fato que todos saibam.
Nesse obra, confesso que comecei achando chata, apesar de achar o universo incrível e ler quanta coisa o homem tinha na cabeça.
Mas, quando chega na parte do dragão Smaug(bichinho casca-grossa), o livro ganhou meu coração, a sequência de acontecimentos até a batalha, passando pelo final de Thorin (saudades do ranzinza), só tenho que agradecer por ter escolhido esse livro para a lista de 2024.
comentários(0)comente



Jonas Bortolloto 30/05/2024

Eu gostaria que o Tolkien tivesse revisto esse livro, por mais que eu o ame.
Fica claro que ele não quis mexer em algo que ele havia apresentado aos seus filhos, mesmo quando seus filhos já estavam grandes. Era algo muito pessoal dele.
Mas ele tem alguns anacronismos estranhos, citação a objetos que não deveriam ser do conhecimento daquela gente, o Gandalf em alguns momentos me lembra o Merlin da animação da Disney fazendo citação a coisas que somente um viajante no tempo poderia saber.
Tem também o momento da batalha final em que ela é anticlimática pelo que ocorre com o Bilbo, mas é uma história que o Tolkien contava para os seus filhos e acho que ele não queria despertar neles o interesse pela violência só pela violência.

O curioso é que esse livro é um livro infantil de aventura escrito na Terra Média, por um morador de lá, então estamos lendo uma obra daquele mundo, de outro mundo e não sei se existe outro livro assim (claro além dos de Senhor dos Anéis).

Uma obra pra ser apreciada e acho que muitos leitores não percebem isso. Tem que se apreciar a obra como uma paisagem bonita.
Thay262 31/05/2024minha estante
Leia o livro "The History of The Hobbit" (infelizmente só tem em inglês). Você verá que, além desse livro possuir vários rascunhos diferentes antes de lançado (incluindo um onde Bilbo mata o dragão, dentre outros rascunhos interessantes), E a primeira versão publicada de O Hobbit em 1937 Gollum era bonzinho e levaria Bilbo até a saída, depois isso foi editado em versões posteriores, essa versão que lemos É UMA VERSÃO EDITADA pelo autor ainda em vida, para encaixar com Senhor dos Anéis (porque Tolkien decidiu que o Anel seria MacGuffin, então editou todo o capítulo "Adivinhas no Escuro", tornando Gollum o ser que conhecemos, e foi aí que ele criou a trama da Segunda Era, e por isso ela é tão escassa, ele só a criou pra ambientar Senhor dos Anéis, e ligar os eventos da Primeira Era até a Terceira), e depois ele pretendia ainda reescrever novamente colocando mais detalhes e deixando O Hobbit mais denso e "na mesma linha" de Senhor dos Anéis, ele reescreveu os primeiros capítulos, mas ele foi desencorajado e desistiu de editar. Mas ele teve esse plano, não duvide.
Tolkien estava o tempo todo escrevendo e reescrevendo suas histórias, toda hora mudando detalhes e situações, é por isso que eu NÃO ligo pra tantas versões diferentes, seja dos múltiplos rascunhos dele, sejam nas cartas, sejam de adaptações. Tem horas que ele faz/escreve uma coisa, e contradiz isso depois, em rascunhos e cartas. Nem Tolkien, que era o autor, tinha uma versão "final" canônica de seu universo.
E já te digo que os livros póstumos, são todos também baseados em rascunhos. Logo, não há "Canon" em Tolkien, por isso é chamado de Legendarium (coleção de lendas e contos), e toda lenda possui mais de uma versão. Povo que fica buscando "Canon Absoluto" em Tolkien não entende oque é Legendarium.




Vitor Borba 29/05/2024

Comecei esse livro sabendo que era um clássico, bem como um livro para um público mais jovem. Não tinha grandes expectativas, me enrolei durante anos para lê-lo.
E não sei muito o que dizer dele. O livro me decepcionou acho, toda a solução encontrada para resolver o problema do dragão me incomodou, até ali não era nada espetacular, um pouco diferente do comum porém não diferente para pior, apenas diferente. Mas essa parte para mim puxa o livro para baixo. Em resumo acho que é isso, um livro nota 6
comentários(0)comente



Nandawonderly 29/05/2024

Uma bela aventura
O filme foi bem fiel, e até se aprofundou nos detalhes da leitura, mas admito que demorei mais que o normal para ler esse livro, pelo fato de ter muita descrição e pouco diálogo! Mas isso não tira o mérito do livro, a história é extraordinária!
comentários(0)comente



bia demarque 28/05/2024

Não sei oq achei kkkkk mas finalmente acabei!
?no final das contas bilbo, você só é um ser muito pequeno num mundo muito vasto!?
- Gandalf
esse livro tem muitos ensinamentos, mas creio que por ser um livro infantil, justamente, são ensinamentos mais apropriados para crianças.
eu adorei o Bilbo, adorei os momentos que ele usava o anel, que ele salvava todo mundo, enfim, ele é cativante.
porém, achei o livro beeem arrastado? a minha leitura foi bem lenta e demorada pra um livro de 324 pags. então me arrependo um pouco de ter me demorado tanto nesse livro, sendo que não amei.
acho que eu deveria ter lido mais nova, talvez.
e assumo que pela lentidão e excesso de descrição da narrativa, me desencorajou a ler os outros livros do autor, pois sou ansiosa e fico angustiada com livros mto detalhados hahaha
mas enfim, tirando isso, a escrita é muito linda, didática, super compreensível e os personagens são mto bem abordados e o universo é muito bem pensado.
não sei oq mais falar :)
comentários(0)comente



Mano-chan 27/05/2024

O inicio de qualquer fantasia
Acho que não foi nem a história em, si que me cativou mais, na verdade foi saber que esse livro inteiro foi tirado da cabeça do autor naquela época, o pai da fantasia e tamanha criatividade em um livro tão rápido de ler me surpreendeu, eu não gostei de tudo, admito que as lutas e mortes não foram dos melhores, mas a experiencia de ler esse livro que é incrível
comentários(0)comente



Wicca 27/05/2024

Ler ao Hobbit é definitivamente a melhor forma de entrar no mundo de Tolkien. O livro não é muito longo e é de fácil entendimento, pode ser lido por uma pessoa nova ou mais velha, as duas aproveitarão e verão detalhes diferentes em tudo que acontece.
Se viu o filme antes, leia sem medo e com toda certeza de que uma grande aventura realmente te espera.
comentários(0)comente



Luciana 27/05/2024

A construção de uma leitura
Estava lendo a noite, uma hora por dia, antes de dormir, depois de passar o dia estudando. Muito bom para ler. Escrita tranquila. História muito fácil de seguir. A construção de um mundo de da vontade de conhecer cada vez mais.

Depois de muito tempo estou voltando ao meu hábito de leitura e acho que esse foi um ótimo livro para começar, ansiosa pelos próximos.

A saga do senhor dos anéis entrou na lista de futuras leituras.
comentários(0)comente



Luana0612 26/05/2024

Tive o contato com a escrita do senhor J. R. R. Tolkien pela primeira vez e realmente me surpreendi. Ele detalha o livro de forma surpreendente e narra a história de tal maneira que o leitor de vê impossibilitado de desistir, tendo que continuar até saber os desdobramentos.
Agradeço a mim mesma por ter desistido de ler a sociedade do anel antes do segundo capítulo e por ter tomado a decisão de voltar pra ler o Hobbit antes de tudo. Agora finalmente me sinto preparada para embarcar na aventura de "O senhor dos anéis".

Por fim, digo que me arrependo de não ter tido contato com essa obra magnífica a anos atrás, quando ainda era criança, mas em contra partida, me sinto feliz por ler agora e ter a capacidade de absorver com mais facilidade essa escrita. Vale muito a pena cada linha lida!
comentários(0)comente



Amanda Lavinea 25/05/2024

Gostei?
Meu primeiro Tolkien, posso confessar que não é tudo aquilo que todo mundo diz. Não é uma leitura difícil e também não é muito imersivo, eu entendo ser o clássico da fantasia mas não me identifiquei exatamente com a vibe. É um livro bom mas com certeza poderia ser melhor. Algo bem irritante são aquelas músicas de duas páginas no meio do livro. Sinceramente pra que???? Não tem COMO ler em um ritmo nem rima por ter uma tradução muito literal, e corta totalmente a vibe do momento lendo o livro. De resto é um livro muito bom.
comentários(0)comente



agu3des 25/05/2024

Apego
Esse livro foi e não foi o que eu esperava, e eu gostei muito disso. Criei um apego a Bilbo e seus companheiros de aventura, acho que afinal tenho meu lado Túk.
comentários(0)comente



doctorchemicalx 25/05/2024

Um livro muito querido
Já tinha lido o hobbit anos atrás e achei um livro ok. porém nessa minha releitura eu comecei a achar um livro muito bom. não posso dizer que acho ele incrível, maravilhoso, nem nada do tipo, mas definitivamente ganhou um lugar no meu coração. não sou super fã da escrita do tolkien também, ele é muito redundante e adora descrever as paisagens, mas o estilo de narração dele é bárbaro, parece que tem alguém contando uma história antiga na frente de uma lareira. meu coração fica muito quentinho pensando na história do meu divo bilbo
comentários(0)comente



Ivna Barros 24/05/2024

Uma aventura inesperada
A história fica 1000x melhor no livro, me senti parte da cia e me diverti bastante com o desenrolar da história. Bilbo nos mostra que nós somos nosso maior problema. Muitas vezes criamos uma imagem nossa que não condiz com a realidade e isso nos impede de viver momentos incríveis.
A importância de alguém acreditar e confiar em você, fazendo com que você duvide de si próprio e saia da zona de conforto, vivendo aventuras incríveis, perigos e fazendo amigos no final.
Escutei o audio book, a narração do Mauro Ramos trouxe vida e personalidade a cada um dos personagens. Uma experiência incrível!
comentários(0)comente



3912 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR