O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

phelipegabriel 08/07/2024

Viva a bagaçeira
Sem dúvidas o cortiço é uma síntese do que é o Brasil, não só no quesito individual, através do jeitinho brasileiro das personagens, mas também da organização social caótica, que não fornece as condições necessárias para o desenvolvimento pleno do povo. tendo o coletivo, na figura do cortiço, como personagem principal, é por isso que essa obra segue atual até hj

Ana Nobre 06/07/2024

1890, tem O Cortiço 134 anos, um romance social, Aluísio de Azevedo foi o introdutor do Naturalismo no Brasil, apresentando a coletividade como personagens.

No O Cortiço conta a história de João Ramão que constrói o cortiço e também seus moradores.

Vi em muitos personagens histórias que se repetem hoje, inclusive no meu meio de convívio... Tudo igual ao que acontecia a 134 anos atrás, tudo...

Recomendo a leitura.

Beatriz 06/07/2024

A história é intensa, com muitos acontecimentos e muitos personagens.. é ao mesmo tempo cômica e trágica. única coisa que não gostei foi o final, tem cara de que não foi concluído e deixa muitas perguntas no ar..

Klerio Kleyck 04/07/2024

Em "O Cortiço", Aluísio Azevedo tece um retrato cru e realista da vida em um cortiço carioca no final do século XIX. Através de personagens marcantes como João Romão, Bertoleza e Léonie, o autor expõe as desigualdades sociais, o racismo e a hipocrisia da época.

A narrativa naturalista se destaca pelas descrições minuciosas do ambiente decadente e dos instintos primitivos que regem os personagens. A linguagem coloquial e as gírias conferem autenticidade à história, enquanto o ritmo frenético da trama prende o leitor do início ao fim.
Srta Nane 07/07/2024minha estante
Tua resenha parece contrastar com a nota atribuída. Volta aqui, por favor, e me diz: vc adorou ou detestou?

Klerio Kleyck 08/07/2024minha estante
Fiquei no meio termo! A leitura é bem pastosa, por ter muitos personagens em certos pontos da leitura você se perde. Não é um livro que daria de presente e muito menos recomendaria?

cupid.k4ori 03/07/2024

O Cortiço é uma obra extremamente importante na literatura brasileira, que retrata uma denúncia social às péssimas condições de um cortiço (aglomerado de casas) no Rio de Janeiro. Além da denúncia social, o livro levanta várias discussões sobre problemas que ainda acontecem na nossa sociedade, como a localização inapropriada de moradias, adultério, racismo, entre outros. Também traz como pauta alguns assuntos considerados tabus, como a prostituição, a homossexualidade e o alcoolismo.

A obra pode ser lenta no começo, focando em vários personagens ao mesmo tempo, que, para leitores que têm dificuldade em lembrar os nomes dos personagens, podem até se confundir, porém com o tempo, dá para se acostumar e associar os personagens.

Aluísio Azevedo com certeza foi uma mente brilhante que escreveu uma obra de merecido destaque. A ideia foi muito boa e muito bem exercida no papel, com alguns personagens muito marcantes e grande diversidade.

themoon 30/06/2024

O Cortiço
Realmente não sou fã de livros com linguagem culta/rebuscada, obviamente por não serem da minha geração, mas sei o quão importante são pra nossa literatura brasileira.
Agradeço aos meus professoras da escola, por fazerem com que essas leituras se tornem prazeirosas e fáceis de se entenderem graças a sua dedicação de inserir isso na nossa turma de modo que os adolescentes se interessem.

(meus professores de história e português fizeram uma aula de leitura coletiva, aonde eles liam a história do livro e explicavam sua importância na literatura e também na história brasileira. eu sou amante de história, o que tornou o livro interessante por isso e por essa ideia fantástica deles)

Cailaine.Martins 29/06/2024

O Cortiço
" Que estranho poder era esse, que a mulher exercia sobre eles, a tal ponto, que os infelizes, carregados de desonra e de ludíbrio, ainda vinham covardes e suplicantes mendigar-lhe o perdão pelo mal que ela lhes fizera?...
E surgiu-lhe então uma ideia bem clara da sua própria força e do seu próprio valor.
Sorriu. "

Cristina Huang 29/06/2024

O livro tem uma narrativa que é boa de acompanhar, mas o conteúdo é muito pesado e cru, bastante típico do Naturalismo. Aborda assuntos dos mais variados possíveis com temáticas que são importantes até no contexto presente e explora muito as relações humanas, de modo a escancarar a natureza humana numa visão determinista e característico.
Por fazer parte de umas das principais obras da literatura brasileria, é válido dar uma chance, porque não foi chato de ler e se precisar melhor consultar os gatilhos que o livro possui. De resto, gostei muito da experiência

Ivanlu 28/06/2024

A sociedade Brasileira de uma época retratada com suas especificidades e personagens que trazem para a história uma graça e uma revolta ao mesmo tempo. Um clássico é um clássico!

Dani 27/06/2024

Que obra meus amigos! Que obra! Uma história envolvente que mesmo após muitos anos mostra a realidade de muitos bairros. E o final, UAU, sem palavras.

Lucas 26/06/2024

Válida leitura
Início lento e cansativo, exigindo grande esforça para prosseguir na leitura. Porém você vai se envolvendo com a história e querendo saber como tudo irá se desenrolar. Um livro, ao meu ver, polêmico, e que está aberto a muitas, e válidas, críticas negativas. Por fim, uma boa leitura.
Jacqueline Muniz 26/06/2024minha estante
Nossa, deve ser meu livro nacional favorito! Gosto tanto que li ele em inglês também. Do autor também gosto muito de O Mulato.

Srta Nane 07/07/2024minha estante
Pois é, estou no início e cogito abandonar esta leitura ?

Micaelly.Munik 25/06/2024

O final foi uma decepção
A escrita desta história, é bem complicadinha no início e até em alguns outros momentos, mas depois de uma certa contextualização, fica mais simples entender esta obra. Tudo aqui é bem detalhado e bem real sabe, são situações que não são difíceis de acontecer ou até mesmo vemos no nosso dia a dia.
Maaaaas, infelizmente o final me decepcionou um pouco, eu até considerei que meu arquivo estava com problema e não estava mostrando as últimas páginas kkkkk, isso por que ele acaba, mas sem uma finalização...
Eu entendo que, e isso é incrível, a intenção do autor era trazer à tona, no final do livro, o próprio início do mesmo. Só que acho que o penúltimo capítulo teve uma melhor finalização, talvez apenas inverter os mesmos e fazer algumas adaptações teria sido incrível.

De toda forma é uma boa leitura, eu gostei bastante, me diverti, me indignei, e super recomendo!

Caio380 24/06/2024

Epopéia da cultura popular
Uma história da cultura popular brasileira a partir de critérios sociais, raciais e gênero. Uma escrita orientada por estereótipos, desigualdades e teorias científicas da época. Nos, revelam, a complexidade das relações sociais inseridas num contexto social de conflitos, mudanças e lutas pela sobrevivência. Em outras palavras, o livro é uma epopéia da cultura popular brasileira, onde, encontramos algumas das origens sociais da futura classe trabalhadora nacional.

Isabela354 24/06/2024

Q LIVRO CHATO MEU DEUS DO CÉU
no começo, era até interessante, no meio ficou um pouco menos interessante, mas ainda me prendia, e o final foi mto chato
RANY 27/06/2024minha estante
Eu odiei. Não pela monotonia. Mais pelas coisas que aconteciam. Horrível!