O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

Lucas 26/06/2024

Válida leitura
Início lento e cansativo, exigindo grande esforça para prosseguir na leitura. Porém você vai se envolvendo com a história e querendo saber como tudo irá se desenrolar. Um livro, ao meu ver, polêmico, e que está aberto a muitas, e válidas, críticas negativas. Por fim, uma boa leitura.
Jacqueline Muniz 26/06/2024minha estante
Nossa, deve ser meu livro nacional favorito! Gosto tanto que li ele em inglês também. Do autor também gosto muito de O Mulato.

Micaelly.Munik 25/06/2024

O final foi uma decepção
A escrita desta história, é bem complicadinha no início e até em alguns outros momentos, mas depois de uma certa contextualização, fica mais simples entender esta obra. Tudo aqui é bem detalhado e bem real sabe, são situações que não são difíceis de acontecer ou até mesmo vemos no nosso dia a dia.
Maaaaas, infelizmente o final me decepcionou um pouco, eu até considerei que meu arquivo estava com problema e não estava mostrando as últimas páginas kkkkk, isso por que ele acaba, mas sem uma finalização...
Eu entendo que, e isso é incrível, a intenção do autor era trazer à tona, no final do livro, o próprio início do mesmo. Só que acho que o penúltimo capítulo teve uma melhor finalização, talvez apenas inverter os mesmos e fazer algumas adaptações teria sido incrível.

De toda forma é uma boa leitura, eu gostei bastante, me diverti, me indignei, e super recomendo!

Caio380 24/06/2024

Epopéia da cultura popular
Uma história da cultura popular brasileira a partir de critérios sociais, raciais e gênero. Uma escrita orientada por estereótipos, desigualdades e teorias científicas da época. Nos, revelam, a complexidade das relações sociais inseridas num contexto social de conflitos, mudanças e lutas pela sobrevivência. Em outras palavras, o livro é uma epopéia da cultura popular brasileira, onde, encontramos algumas das origens sociais da futura classe trabalhadora nacional.

Isabela354 24/06/2024

Q LIVRO CHATO MEU DEUS DO CÉU
no começo, era até interessante, no meio ficou um pouco menos interessante, mas ainda me prendia, e o final foi mto chato

naclaxvz 24/06/2024

Podcast ler antes de morrer salvou a leitura dessa obra!
Todo o mérito pra experiência de leitura eu devo ao podcast "ler antes de morrer fechar" pois a narradora contava história fazendo comentários e explicações sobre o contexto da narrativa e ensinando o porquê daquelas coisas estarem sendo descritas da forma que estavam. Durante a leitura, eu comecei com uma amiga e ela me disse que havia detestado a história porque era muito maçante, muito lenta de se ler, já a minha experiência com a obra foi o oposto disso, pois além de acompanhar uma narrativa muito completa que se passa ao longo de vários anos, eu também aprendi muito sobre a história do Brasil, e novamente reforço a importância desse podcast, pq sem ele talvez eu também tivesse achado a história muito chata já que por ser um clássico, existem muitas palavras que caíram em desuso em português então eu não entenderia se não tivesse lendo acompanhado de um dicionário

Enayx 23/06/2024

O livro foi interessante e com uma leitura fluida, também os detalhes da obra, junto a personalidade dos personagens, nós faz refletir sobre a sociedade da época e seus acontecimentos.

JoiceCoutinho 23/06/2024

O cortiço (Aluísio Azevedo)
O autor nos transporta para um ambiente completamente diferente! É possível perceber o naturalismo e o realismo logo nas primeiras páginas.

Aqui, nada é floreado, tudo é explícito!! Temas desconfortáveis como escravidão, pedofilia, machismo, corrupção e violência, me fizeram desacelerar o ritmo da leitura.

A sensação é de estar assistindo televisão, em alguns capítulos, parece novela das nove, e em outros, jornal da madrugada.

Se passa no Rio de Janeiro e narra a história do dono do cortiço João Romão (que tem o caráter bem duvidoso) e dos demais moradores, com muita intriga e fofoca.

Não é o meu tipo de livro, mas reconheço que é muito bem escrito, prende o leitor e o faz sentir um misto de emoções!!
eduanton 23/06/2024minha estante
Concordo contigo em tudo. Também não é o meu tipo, mas quando vi que estavas lendo, deu vontade de lê-lo, pois sabia que era um clássico, mas nunca tinha lido. Tive a sensação de estar vendo um filme, que certamente seria classificado como para maiores de 18 anos.

JoiceCoutinho 23/06/2024minha estante
Que bom que também leu! Eu demorei bastante para começar e na leitura em si também...
Exatamente, maiores de 18 anos! Esse é um clássico que sempre comentam, e eu acho que valeu a pena termos lido!

eduanton 23/06/2024

Muito interessante
Gostei da narrativa. Parece que estamos vendo um filme de ação, que mostra o Brasil e seus habitantes de forma nua e crua. Tenho a impressão de ter lido um Nelson Rodrigues do final so seculo XIX.

Camila 23/06/2024

Realidade nua e crua
Apesar de ter sido escrito há quase 150 anos, O Cortiço ainda é um retrato fiel do que vivem as camadas mais humildes da sociedade brasileira. Racismo, machismo, falta de oportunidades, falta de perspectiva, exploração do trabalho: Aluísio traz tudo isso de forma crua, sem romantizar a dureza da vida do pobre brasileiro. Triste pensar que tudo isso ainda existe, mesmo após tanto tempo.

Vinicius39 22/06/2024

Naturalista
A principal referência do naturalismo no Brasil, fica nítido em sua escrita as referências ao movimento literário, tanta violência, sexualidade, instinto em seus personagens, que toda essa história me parece um artigo de jornal dos dias de hoje, retratando um bairro qualquer (e digo qualquer mesmo, pois nem as tais "zonas nobres" estão fora de serem vistas assim hoje em dia) bairro do Rio de Janeiro, se pá até do Brasil mesmo. Várias nuances, como as mulheres sendo retratadas numa inocência, como a homossexualidade levando à prostituição e sodomia, pedofilia (pra mim 14 anos com uma mulher de 30 e poucas não é normal), e além de tudo o racismo, tudo bem normal naquela época... Enfim, ler é viver, e viver nessa visão do Aluísio é interessante, apesar de bem perigoso.

lizmiths 20/06/2024

Livro muito maçante, difícil e cansativo. dei graças que consegui terminar de ler sem abandonar a leitura. é um livro muito sério que trata da realidade brasileira de forma dolorosa. a pobreza, violência e racismo são friamente mostrados sem filtros.

Rebeca1331 20/06/2024

O Cortiço
É um livro que faz parte do naturalismo/realismo e retrara de forma real a classe mais pobre da sociedade.
Uma obra ótima para citar em redações do enem por apresentar as temáticas de abuso, da miséria, da escravidão, da desigualdade social, etc.
Todavia, achei chocante a forma como tudo foi exposto e não consegui, durante a leitura, criar um "vínculo" com algum personagem. A história apresenta tantas pessoas ao mesmo tempo que chega a ficar difícil de entender quem é quem. Os personagens não foram bem construídos, o local (que é o cortiço) também não é bem detalhado e esses pontos fazem toda a diferença na hora da leitura. Assim, não é um livro que eu recomendo caso você queira apenas fazer uma leitura casual.

Lavs 20/06/2024

O cortiço é a obra que me fez aprender sobre o naturalismo, indico muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

JoAo366 20/06/2024

A obra prima do naturalismo brasileiro
O cortiço é, certamente, a obra prima do naturalismo no Brasil. Cito, aqui, as palavras de Miram Bevilacqua sobre a obra:

?O Cortiço, publicado em 1890, é uma obra de grande importância porque é uma das primeiras obras naturalistas. Ao contrário do romantismo em que personagens e cenários são idealizados, como se houvesse um verniz para deixar tudo mais bonito, o naturalismo tenta retratar com fidelidade o cenário, os personagens e os fatos e mostrar como o ambiente influencia as pessoas. Aluísio Azevedo já havia escrito, anteriormente, O Mulato, em 1881, obra que é considerada o primeiro romance naturalista.
A história de O Cortiço é ambientada no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, no final do século XIX. E cortiço era o apelido de uma casa de cômodos, uma habitação barata para pessoas de baixa renda, que tanto podia ser feitas de apenas um quarto ou de pequenas casinhas no mesmo terreno, como era na história.?

Fora isso, como toda obra, notei algumas falhas de Aluízio. Nada que invalide sua importância, apenas alguns detalhes. São eles:

1- O ritmo do livro é muito lento, fazendo a leitura ficar cansativa, especialmente ao meio do livro.

2- A ascensão social de João Romão, protagonista da obra, é idealizada. Mesmo se aproveitando dos outros, no sistema capitalista, é impossível enriquecer apenas com trabalho duro, é necessário uma convergência de uma série de fatores sociais, políticos e econômicos para transitar a outra classe social. No caso do romance, isso não acontece. Com muita economia e ?trabalho duro?, João Romão ascende, milagrosamente, à burguesia, algo que, na vida real, é uma idealização completa.

Em síntese, é uma ótima obra para entender os fenômenos sócio-culturais do Brasil, no Sec XIX e nos dias de hoje, além de um excelente romance. Leitura obrigatória.

Gabby.Jorge 18/06/2024

Tá, mas e a Bertoleza?
Uau! Que livro doido! Fantástico e brilhante! Muitos sentimentos relacionado a um mesmo livro. Eu senti a sensação de bagunça, "muvuca", muita informação, muitos personagens. Senti pena e tristeza por Bertoleza e outras mulheres. Também senti revolta. E asco por muitos personagens "donos do mundo". Personagens cuja existência foi medíocre! E um reflexo de como, mesmo depois de tantos anos, nossa sociedade segue os mesmos padrões.