A Hora da Luta

A Hora da Luta Álvaro Cardoso Gomes




Resenhas - A Hora da Luta


20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Ana Salerno 20/06/2024

A hora da luta
Nesse volume, continuação do livro ?A Hora do Amor?, agora Beto, em São Paulo , tem sua vida mudada de forma radical: uma nova escola , novo emprego no Banco e, finalmente, começa a namorar sua amada Lúcia Helena.
Em grande parte da história é abordado o envolvimento de Beto com os movimentos políticos na década de 60, marcado por incertezas políticas e iminente golpe militar. Apesar de não entender direito sobre a esquerda estudantil, por influência de seu amigo Valentim, ele procura educar-se politicamente e acaba vendo como as situações do cotidiano se complicam, chega a ter desentendimentos com Lúcia e Batata por causa das questões políticas.
A história do casal fica mais em segundo plano , em meio de muitas brigas e acertos acabam por superar as dificuldades e aprendem um com o outro. Novamente Beto demora para falar o que sente e só no fim do livro tem mais iniciativa, quando já estava por perder Helena.
comentários(0)comente



Carolinezinha 19/06/2024

? Nome do livro: A hora da luta.
Nome do autor(a): Álvaro Cardoso.
Nota do livro: 10.
Início da leitura: 01/11/2021.
Término da leitura: 01/12/2021.
Ano em que foi lançado: 1998.
Onde se passa a historia: Em São ,Paulo.
Personagens principais: Beto e Lúcia Helena.
Enredo principal: Repressão política.
Gênero literário: Drama.?
comentários(0)comente



Mary vieira 23/07/2023

Leitura razoável.
Aqui continua a história de Beto e Lúcia Helena, em meio a muitos brigas e reviravoltas, Esse casal ainda tem muito a ser superado, aprendido e valorizado na vida ! Tem ensinamentos valiosos porém, achei que enrolou demais e perdeu um pouco o foco . Precisei reler várias frases pra entender , mas compreendo que por ter sido escrito em outra época...fale de coisas que não vivenciei nem ouvi falar. Ainda sim, vale seu tempo dar uma chance a esse 2° livro da tetralogia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



jhullia 28/11/2022

livro nacional foda.
peguei sem expectativa nenhuma por não saber do que se tratava mas ele é simples e muito fluído na forma de contar a história do beto
transparece muito bem o sentimento de se educar politicamente e começar as ver coisas do seu dia a dia de forma diferente e como é um processo meio confuso e até meio doloroso ter quando envolve pessoas queridas pra ti e como demora um tico até você se encontrar dentro da política.
comentários(0)comente



Julieper Lee 17/08/2022

Lindo
Os dois cabeças quente porém se amam

Amei ler um livro que conta por alto sobre a ditadura e como as pessoas se sentiam
comentários(0)comente



Giulia 14/08/2022

Gostei mais do 1º
Pra falar a verdade eu só li pra poder fazer uma prova da escola, mas até que eu gostei.
Preferi a história do 1º livro, A Hora do Amor, esse fala muito sobre política e é o livro inteiro a mesma coisa.
comentários(0)comente



Michelle194 24/04/2022

A Hora da Luta
"(...) fiquei pensando que eu precisva mesmo dela. Que a gente podia aprender muita coisa juntos. Quanta coisa não tinha mudado naqueles anos!"

O tanto que eu amo acompanhar o amadurecimento do Beto e da Lúcia Helena, durante esse período.
comentários(0)comente



Rodolfo.Barbosa 02/04/2022

Romance simples, ideal para quem inicia na leitura.
Um livro muito bom que relata a época da pré ditadura no Brasil. Com um romance de fácil entendimento.
comentários(0)comente



Lily 18/02/2022

Gostei
Achei legal.
Não há profundidade em relação aos personagens. Mas é uma história legal para entender o Brasil na época da Ditadura Militar.
Aprendi vários termos sobre política que não sabia (inclusive a questão sobre direta, esquerda e centro, que nunca tinha entendido). Tive vontade de pesquisar muito mais sobre a Ditadura, para entender o que realmente aconteceu, porque eu amo estudar história. E fiquei tão fixada no tema que cheguei até a sonhar com isso kkkkkk
No começo, achei fofinho o romance do Bento e da Lúcia Helena, bem climinho de novela das seis.
comentários(0)comente



Emily 17/01/2021

Então né..
Livro tava encalhado aqui em casa e resolvi ler para uma maratona,eu até gostei sabe,mas trata muito de política e não é bem o que eu estou procurando no momento,e alguns temas me deixaram um pouco desconfortável,sei lá não indico
comentários(0)comente



Jany 03/04/2019

Lúcia Helena e Beto
Depois de alguns anos finalmente consegui ler a sequência da história, talvez esperasse mais uma participação da Lúcia Helena, porém mesmo assim amei...
comentários(0)comente



Rafaelly 01/09/2016

Romance de Guerra
legal
comentários(0)comente



Iris Chyun Mian Tseng 31/08/2016

Continuação de A Hora do Amor
O primeiro livro da série, A Hora do Amor, marcou muito minha adolescência.
Apenas adulta descobri que o autor escreveu uma continuação e fui correndo arrumar uma cópia. O livro é ótimo para paulistanos, já que tem como cenários várias áreas icônicas de São Paulo. Porém (como já disseram em algumas resenhas) tem um viés esquerdista, e o Beto é incrivelmente burro e muito manipulado neste livro. O romance com Lúcia Helena acaba ficando em segundo plano. Ainda assim, por continuar exatamente de onde A Hora do Amor parou, é ótimo para quem quer saber o que aconteceu depois da cena do trem.

Achei mais ou menos (mais "para mais" do que "para menos"), mas vale pelos personagens secundários: para ver como o Batata tem um coração de ouro e salva o Beto, e como tanta gente torce para o Beto ser feliz.
comentários(0)comente



Rodrigo 23/04/2016

Contextualização da Revolução
Neste volume, que é a continuação direta de A Hora do Amor, seguimos a história de Beto, agora em São Paulo, enquanto segue sua vida com um emprego, em outra escola, e com outra realidade. O ponto alto da história é o envolvimento do Beto com os movimentos contra a ditadura da década de 60. Por ser um livro Juvenil, o Ãlvaro Cardoso não se aprofundou muito na realidade da época, mas dá pra ter um bom panorama sob a visão dos estudantes da época.
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2