Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Keitiane1 16/07/2024minha estante
Tava lendo as resenhas e a sua me interessou bastante. Pretendo assistir o filme assim que eu conseguir digerir esse livro (não é fácil). Não tive contato ainda com fãs da obra (filme também) e a parte que você fala que veem o Sem-Pernas como vilão me surpreendeu porque eu não imaginaria que o veriam assim, porque logo nos primeiros capítulos que você é apresentado ao personagem você já sente o sofrimento do menino. Lendo o livro o Sem-Pernas é um dos personagens que eu mais tive compaixão e empatia (tive por todos, mas ele foi mais). Cada lembrança, cada ênfase no ódio que ele sentia, as maldades era um lembrete que ele ainda era só uma criança. O livro tem muitas questões que realmente são horríveis, mas sinceramente são coisas que acontecem até hoje e as pessoas fingem não ver, imagine há décadas atrás. Enfim, é uma leitura que te deixa sem chão (pelo menos fiquei assim) e muda realmente tudo.

(perdoa os erros porque só fui escrevendo e não revisei)

wuthringheights 12/07/2024

Sob a lua, num velho trapiche abandonado, as crianças dormem
Que livro incrível!!! o jorge amado fisga aqui as pontas duras da realidade de muitos jovens pobres que até hoje se encontra presente. os personagens são tão bem aprofundados, tão complexos, você então percebe que há muito para eles na vida e que essas chances foram arrebatadas pelo nosso doloroso sistema, e não pode deixar de ficar triste por isso. os capitães de areia eram, sim, os mais temidos ladrões da falsa alegre bahia, mas eram também crianças com um coração e algo na qual acreditavam. grande grande grande graaande leitura!!!

Luiza 11/07/2024

Belíssimo
História muito comovente, o livro emerge a gente na realidade dos meninos de uma forma que entendemos até o pior dos atos que ocorrem no decorrer do livro, obra extremamente sensível que por mais que tenha quase 1 século, reflete ainda uma realidade muito recorrente e até com um final não tão feliz no atual cenário brasileiro, não tenho críticas a esse livro, apesar de ser uma leitura melancólica e desconfortável, é o tipo de livro que se deve ler no mínimo uma vez na vida, amei.

raizawanz 11/07/2024

??? Inexplicável e inesquecível.
?Neste momento de música eles sentiram-se os donos da cidade. E amaram-se uns aos outros, se sentiram irmãos porque eram todos eles sem carinho e sem conforto e agora tinham o carinho e o conforto da música.

Volta Seca não pensava em Lampião neste momento.

Pedro Bala não pensava em um dia ser o chefe de todos os malandros da cidade.

O Sem-Pernas em se jogar no mar, onde os sonhos são todos belos.

Porque a música saía do bojo do velho carrossel só para eles?.

- Jorge Amado.

maria fê! 11/07/2024

? Capitães da Areia
Não sei expressar o que eu sinto e penso sobre o livro. Me pegou mais do que eu achei que pegaria, me deixando com um misto enorme de emoções.
Os personagens são descritos, construídos e desenvolvidos muuuuito bem. A personalidade diferente de cada um faz só com que eles se tornem mais especiais pra gente.
As descrições dos ambientes e personagens são detalhadas, contribuindo para uma profunda visualização da realidade dos Capitães da Areia. A riqueza de detalhes, o olhar de dentro, a empatia na escrita da obra deixam o livro super envolvente (rodando alguma chavinha na minha cabeça pq, ?at the end of the day?, eram só crianças).
Não acreditei quando li em algum lugar que existe a vida de antes e depois da leitura de ?Capitães de Areia?, mas é verdade!!
Me atrevo sim a dizer que é meu livro nacional favorito. Deveria ser uma leitura obrigatória pra todo mundo!!

?E, já em outra rua, os três soltaram a larga, livre e ruidosa gargalhada dos Capitães da Areia, que era como um hino do povo da Bahia.?

Paula.Steffens 10/07/2024

Os meninos do trapiche
Com escrita primorosa, atual e emocionante, Jorge Amado nos traz a temática das crianças que vivem nas ruas, sua sobrevivência, suas trajetórias únicas e suas dores. Agrupados sob o comando de Pedro Bala, os meninos tem hierarquia no bando, e algumas vezes, conseguem viver a infância e o vislumbre dos sonhos. Denúncia social sob a forma de romance, é um clássico.

Nico 10/07/2024

Favorito!!!
Um dos livros mais lindos que eu já li, Capitães de areia é gigante, divertido, triste e crítico. Meu mais novo livro favorito da vida

luizgsza 10/07/2024

Ainda pensando o que falar desse...
Acho que poderia escrever uma tese de mestrado sobre, e ainda não conseguiria expressar tudo o que eu sinto quanto penso nesse livro. Me arrebatou. A dor, o seco na garganta, as lágrimas que escorreram do meu rosto.
A descrição de personagens e a forma com que Jorge Amado entregou personalidade a cada um deles é magnífica. Cada página me dá um aperto no coração. A forma que crianças são tratadas por não ter o que comer, vestir e onde morar. Como são tratadas por "religiosos", pela polícia e pelo estado. Crianças que encontram num padre e numa mãe de santo seus únicos amigos. Expõe ainda hoje a podridão do estado brasileiro. Magnífico.

"se recorda que ainda é criança, Mas só na idade, por que no mais é igual a um homem, furtando para viver..."
"os homens assim são os que têm uma estrela no lugar do coração. E quando morrem o coração fica no céu."

tinetine 10/07/2024

Genial
Capitães da areia é um livro que aborda muitos temas sensíveis relacionados à vida dos capitães da areia que é um grupo de meninos abandonados que realizam pequenos furtos para poderem sobreviver nas ruas.
Realmente é muito bom, os personagens são construídos e desenvolvidos de uma maneira sensacional, a profundidade de cada um é muito notável, principalmente a história de Sem-pernas, ele é um personagem incrível, amei ele.
Enfim, vale muito apena.

thexanny 09/07/2024

Capitães da Areia
A infelicidade de uma infância pouco — ou nada — desfrutada; a dor de crescer sem ter pra onde se voltar e o sofrimento misturado com o rancor e a raiva de saber que nada disso vai mudar. Capitães da Areia de Jorge Amado, é um livro lindo e uma reflexão aos jovens e crianças da Bahia que viveram nesse período. Sem pais, família ou irmãos tendo que sobreviver como podiam.

O livro todo decorre de críticas que o autor faz a política, a religião, ao governo, as classes sociais e assim por diante. São heróis? São bandidos? São vítimas? São menores abandonados! É preferível acreditar que são vítimas, vítimas da marginalização a que são submetidos. Vítimas de um sistema que precisa, urgentemente, mudar.
Capitães da areia é um favor que fazemos a nós mesmo como pessoas mais empáticas, pois não tem como olhar pra história do Brasil, olha para a terceira fase da literatura brasileira, sem olhar para esse livro e para a história dessas crianças.

Superou as minhas expectativas em muitos sentidos e, sem dúvida, tornou-se um dos meus livros nacionais preferidos.

Thais.Batista 09/07/2024

Deixa clube da luta no chinelo
Pedro bala e seus amigos feitos nas malandragens das ruas da Bahia. Um livro que parece novela, das boas, que te prende sem vc menos esperar kkkk Muito bom, com realidades que infelizmente vemos até hoje e sendo muito necessário em mostras mais das facetas de quem é tirado de ladrão/vagabundo quem rouba pra comer. Apenas 100/10

thay 08/07/2024

" a liberdade é como o sol..."
Aquele tipo de livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez. Uma crítica social repleta de vários absurdos que infelizmente estão presentes até hoje na sociedade.

antônio feltrin 08/07/2024

Uma das melhores leituras que já fiz, história muito irada, me prendeu muito? além disso, eu costumo usar esse livro como repertório de introdução em algumas redações para o enem qnd o tema é algo relacionado a desigualdades sociais, recomendo baita livro