As Sombras de Outubro

As Sombras de Outubro Søren Sveistrup

Resenhas - As Sombras de Outubro

Gabriela.Andrade 03/05/2023

Melhor suspense que eu li nos últimos tempos
Amei amei amei

O início é meio arrastado, mas tudo começa a valer a pena a partir da página 125.. recomendo muito

Elmo Mayko 02/06/2023

Brutal. Por Vezes Perturbador.
Um dos grandes suspenses que li. História bem construída, personagens bem desenvolvidos e um enredo de tirar o fôlego. Só parei de ler devido às obrigações do dia a dia, mas todo intervalo de tempo eu aproveitava essa ótima leitura.

O autor opta por capítulos curtos, rápidos. Poucos fogem desse padrão. Sabe prender o leitor. Super recomendo!

Becxs 21/09/2023

Caraca
Caraca, simplesmente caraca
O livro tem um ótimo desenrolar, quase não tem furos e o tempo todo da uma sensação de AAAAAAAAAAAAA (Da forma boa)

Matty 26/12/2023

Um achado.
Tinha visto ótimas reviews sobre, e acabei achando na Bienal do Livro 2023 aqui de Recife. Foi uma ótima surpresa, muito rápido e fácil de ler. A história é realmente intrigante e boa de ler.

Jean 20/12/2023

Sem palavras
O livro ja inicia com um capitulo coringa de um thriller e em seguida fica um ponto de interrogação gigante no tinha acabado de acontecer. o cara que escreveu esse livro é um gênio e tem uma escrita quase impecável. a cada momento a história se movia e tomava rumos que nunca imaginaríamos que tomasse; e talvez esse seja um dos motivos pelo qual não dei 5 estrelas. foi muito mistério para uma conclusão muito rasa para a quantidade de interrogações que foram desenhadas durante a obra. de fato a resolução de tudo foi incrivelmente boa, mas resumir tudo oq aconteceu a uma simples história de vingança acaba tornando tudo meio utópico. mas de fato, não tenho nd do q reclamar deste livro, simplesmente incrível e me prendeu do inicio ao fim. recomendo demaisss

Ana Luiza 19/10/2023

As sombras de outubro
Definitivamente, este não é um livro sobre o qual algo possa ser dito sem que a trama seja desnecessariamente exposta.
Contudo, basta dizer aos amantes do gênero: preparem-se.

Uma trama bem construída, motivações expostas e explicadas, discussões sociais pertinentes e desenvolvimento emocional dos personagens fazem desta, uma história completa.

Sobre o enredo, ?o básico, bem feito, funciona?. Pode parecer clichê ou subestimado mas longe disto, é apenas uma forma de dizer o suficiente.

Dois policiais se envolvem em um caso que mudará suas vidas para sempre?
Enquanto Thulin se prepara para dar adeus à decadente área de Homicídios, Hess não vê a hora de poder voltar para Haia e para a Europol. Contudo, um caso aparentemente simples acaba por arrastá-los em uma trama complexa de assassinatos de crianças e curiosos bonecos feitos de castanha.

Ponto, é o que basta.

NakasaHime 27/10/2023

Uma fluida investigação
Este livro tem uma escrita muito fluida e envolvente, além de cumprir o que promete: entrega uma boa investigação. Todo o mistério envolvendo os srs. castanha é muito intrigante, e a cada capítulo que passa a vontade cresce de continuar. O tamanho dos capítulos também ajuda na construção da trama, são em sua maioria curtos e sempre acabam com um cliffhanger. Apesar de tantos pontos positivos senti que alguns personagens ficaram deixados de lado e sem propósito: como Sebastian. Alguns relacionamentos ficaram subdesenvolvidos, o que pode se explicar se o autor pretende ou pretendia fazer uma continuação. O assassino(a) apesar de ter gostado achei o final clichê para ele(a), além de ser tão inesperado que se torna esperado. O final teve o ?professor roteiro?, aquele que explica todo o mistério sem deixar margem, e mesmo assim algumas pontas não se fecharam. É um livro muito bom e devorei ele, uma continuação seria bem-vinda se mantivesse esse padrão e o aprimorando.

Eliza139 12/11/2023

Bom.
Para quem gosta de um estilo mais sangrento e pesado, é um prato cheio.

Confesso que não curto muito livro assim, talvez por isso que eu o considere apenas como " bom".

Kit_Kat_ 27/11/2023

Sr. Castanha, onde está? Sr. Castanha,o que tem para me dar?
Um livro pouco conhecido, mas que merece cada minuto gasto em sua leitura. O que você faria se fosse um policial e acabasse de receber um novo parceiro de investigação transferido, o qual parece estar totalmente desinteressado? Para piorar, surge uma nova onda de assassinatos, em que, aparentemente, a única coisa em comum é um pequeno bonequinho de castanhas deixado em todas as cenas de crime, um costume natalino europeu em que as crianças fazem esses bonecos e vendem nas estradas (algo que nunca daria certo no Brasil). Ao longo da história, você percebe que não é a primeira vez que o Sr. Castanhas ataca e nem a última. Sempre mulheres, mães, que são torturadas e possuem as mãos, os pés ou as mãos e os pés decepados antes da morte. Mas por quê? Qual seria a motivação de tal crime hediondo? Isso é o que você vai descobrir se ler esse livro maravilhoso.
Cada capítulo te deixa ansioso para ler o próximo. É viciante, você não consegue parar até descobrir quem é o Sr. Castanhas. Sério, dê uma chance para esse livro, se você gosta de um suspense criminal, você vai amar.

nightmare 27/11/2023

Acho que não deram muitas pistas pra gente desconfiar de certa pessoas infelizmente :/ gosto de ficar chocada com o fato de que algo estava na minha cara mas eu não percebi. tirando isso a história é realmente boa.

Silvia 28/11/2023

Indicação do canal da Tatiana feltrin
Esse livro é um clássico triller. Com um enredo envolvente trás uma dupla de detetive que embora improvável funciona muito bem. O final me deixou desconcertada. Super recomendo.

Carolcktd 08/01/2020

Ótimo livro
Amei o livro!! Achei os personagens bem construídos, o crime em si também foi bem pensado, o autor não deixou nenhuma ponta solta e o desfecho foi muito bom. Recomendo a leitura!

Mirian.Lima 20/06/2024

Misto de emoções
Este livro é arrebatador no ponto de vista de ir te mostrando a realidade de cada personagem, não tem uma narrativa rápida, mas nem faz falta, pq cada detalhe sendo saboreado devagar, da mais gosto na narrativa, que minha nossa, eu achei que deveria ser alguém*** o(a) vilão (ã)mas jamais quem foi, e muito, muito, muito menos pelo motivo que foi. E a frase de uma das vítimas me fez pensar: realmente uma **** faz tudo por ****.

Thainá - @osonharliterario 13/11/2021

Sr. Castanha, onde está? Sr. Castanha, o que tem para me dar?
Naia Thulin e seu novo parceiro, Mark Hess, o qual ela mal conhece, mas já não suporta, são destinados para investigar o assassinato brutal de Laura Kjaer, que deixa em vida um filho. À princípio, todas as acusações apontam para o marido de Kjaer e padrasto da criança, pois, mesmo que o seu álibi seja uma viagem a trabalho, há situações suspeitas ao redor da relação do casal.

O caso começa a ficar estranho após duas constatações: a primeira envolvendo um boneco feito de castanha encontrado na cena do crime, logo depois denominado como Sr. Castanha; e a segunda ligada as digitais encontradas no boneco que apontam para Kristine Hartung, a filha desaparecida da ministra Rosa Hartung há 1 ano.

Este é um thriller policial dinamarquês frenético que traz personagens bem desenvolvidos, com seus próprios traumas e dificuldades pessoais, descrições fortes que causam muita angústia, desespero e apreensão, e que coloca muitas perguntas na cabeça do leitor.

Além de aguçar a curiosidade do leitor em volta do Sr. Castanha e do motivo para tais atrocidades, o autor também consegue mexer com a nossa mente ao descrever, logo no início do livro, outro assassinato brutal que parece ter uma ligação direta com os das páginas seguintes. A aflição e a ansiedade vão aumentando de acordo com o passar das páginas, fazendo assim com que o leitor não queira parar a leitura por nenhum segundo.

TW: abuso infantil.

Além da falta de fluidez nos primeiros 50% do livro - que foram cansativos para mim -, outra coisa me incomodou: a maneira que o autor descrevia as personagens femininas. Muitas vezes ele utilizou de diálogos e expressões sexistas e machistas, colocando as mulheres como meros objetos sexuais aos olhos dos homens e tendo a Thulin como única exceção, muito por ser a protagonista, e isso me deixava cada vez com mais raiva. A descrição das roupas, dos corpos, sempre me incomodava e me fazia repensar o resto do meu gosto e experiência com a obra. E por isso ela não conseguiu ser perfeita para mim.

Entretanto, é um thriller que eu recomendo. O livro é elétrico e consegue deixar o leitor sem fôlego em suas últimas páginas. Por isso, no geral, foi uma história que eu gostei muito, tanto da escrita como também de seu desenvolvido, e por conta disso eu a recomendo.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2021/11/13/resenha-as-sombras-de-outubro-soren-sveistrup/

Nubia.Daumas 22/11/2021

Fantástico
Uma trama super envolvente e instigante, narrada de forma espetacular. A linguagem quase cinematográfica te insere nas cenas de maneira intensa. Por isso, esteja preparado para as cenas de emoção intensa e extrema violência.