A Relíquia

A Relíquia Eça de Queiroz
Marcatti

Resenhas - A Relíquia

Rachel 27/04/2020

Não classificaria como meu preferido de Eça, porém, recomendo

Breno 15/04/2020

Clássico
A obra é um clássico e contém palavras mais sofisticadas. Não foi uma leitura que me prendeu muito. O começo e o final do livro são bem interessantes, mas o meio dele, não.

Carolina Zaghi 28/03/2020

null
Assim como em "A Cidade e as Serras", a descrição de cenários, objetos, etc, é excessiva, tornando a leitura entediante. Ambas as histórias são interessantíssimas.

AnaLaura 22/03/2020

Com detalhes e descrições achei um pouco cansativo.
A história de um sobrinho que se faz de religioso para alcançar a herança da tia.

Gui 12/03/2020

O auge fantasista de Eça de Queiroz
Incrível como ele consegue trazer essa dualidade e hipocrisia representadas em Teodorico que, além de protagonista, também e narrador. Muito bom, recomendo a todos.

Felipe 23/02/2020

1? Muito bom
Um livro surpreendente em diversos aspectos. Com uma linguagem extremamente complicada, muitas vezes incompreensível e desnecessária, expressa diversos pocionamentos críticos do autor em relação à religiosidade, tratando de temas como a hipocrisia, a venda de relíquias e a sociedade da época. Foi uma leitura com altos e baixos, momentos fluidos e divertidos e baixos baixos demais, mas a mensagem garantiu uma nota um pouco melhor.

Valério 19/07/2019

Ode à hipocrisia
Em um livro pouco comentado e festejado (injustamente) Eça de Queiroz, com uma escrita elegante, precisa e detalhada, nos apresenta Raposão e suas diatribes em busca da herança de sua tia Patrocínio (Titi).
A história de raposão é agradavelmente contada desde sua infância, quando perdeu os pais e foi adotado por sua tia.
Esta, por sua vez, é milionária por ter herdado uma grande fortuna. Contudo, é carola, quase beata e viveu a vida sem paixões.
Sua casa vive rodeada de padres e sua devoção é das absolutas.

À medida em que cresce, Raposão vai conhecendo as delícias da vida. E, dentre elas, as mulheres.
E aí encontra sua devoção. Não obstante, vê no dinheiro da tia a possibilidade de uma existência devassa, luxuriosa e cheia das mais belas e agradáveis mulheres.

Contudo, a ojeriza de sua tia à vida dissoluta de seu sobrinho, caso o descubra, pode colocar tudo a perder para o jovem pretendente ao rico testamento.
Raposão, então, odiando as coisas religiosas, passa a viver uma vida dupla, vendendo a imagem de um devotado seguidor católico à tia, enquanto se esbalda em cômicas aventuras amorosas.
Um hipócrita como poucas vezes se viu na literatura.
E acaba sendo enviado pela tia, que crê inocentemente na candura de seu amado sobrinho, à uma excursão à Terra Santa - Jerusalém - com a missão de trazer uma relíquia Cristã que possa ajudar a tia a suportar o fim de seus dolorosos dias de moribunda.
Raposão vê como a oportunidade de ouro para ser o único herdeiro.

Daí pra frente, estragaria a surpresa se eu contasse o que acontece.
Mas posso dizer que o livro é uma delícia de se ler.
E, enquanto Raposão está em Jerusalém, o autor mistura os tempos atuais com os tempos de Cristo, fazendo com que Raposão acompanhe a condenação e crucificação de Cristo, nos levando a participar destes momentos por uma perspectiva totalmente nova.
Muito interessante e divertido.
Excelente livro.

Lari 09/07/2019

A leitura é um pouco difícil em certos pontos; faz-se muito a descrição do espaço e da paisagem, o que torna difícil a concentração. Apesar disso, o desfecho é sensacional, além da mensagem que a obra passa.
Realmente é um grande livro, se pararmos para pensar, pela quantidade de detalhamento e a grande história que ele guarda.

Viviane Carrijo 03/07/2019

Realista, mas não desta época
Detalhista, cansativo, mas com humor.

André 21/05/2019

Conhecereis a verdade e ela vos libertará.
Em A relíquia temos uma visão de uma situação humana, que pode ser bem familiar para muitos, que se desenrola entre o sacrifício e a recompensa.

bobbie 01/04/2019

Faz refletir o presente.
A Relíquia é um romance português do século XIX que trata da hipocrisia andando de mãos dadas com a ganância. Teodorico é um jovem que, ainda muito cedo, fica órfão de pai e mãe. Sendo assim, é levado para ser criado por Titi, uma senhora devota, religiosa até o último fio de cabelo. D. Titi vive sua vida para louvar o Senhor e exige que Teodorico faça o mesmo, para que viva debaixo de suas asas. O problema é que o rapaz tem um olho na herança da tia adotiva e outro nos rabos de saia que não param de lhe virar a cabeça. Ao descobrir que a tia pretende deixar toda sua fortuna para a obra do Senhor, o rapaz se desespera e não vê saída a não ser aceitar ser enviado em uma romaria para as terras onde Jesus Cristo passou: Jerusalém, Israel... E tem como objetivo maior trazer uma relíquia sagrada para a tia, para que sare de seus males do corpo. O problema é quando o rapaz não consegue se abster dos pecados da carne e isso acaba provocando sua derrocada. A saga de Teodorico nos mostra os efeitos da hipocrisia e termina com uma "lição" importante sobre o significado da fé. Leia para descobrir.

Comenta Livros 02/11/2018

Um livro de época
Vale a pena ler para conhecimento, não tão legal, veja mais no blog.

site: http://comentalivros.com/a-reliquia-eca-de-queiros/

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 24/09/2018

Resenha: A Relíquia
A Relíquia é um livro de grande importância para literatura escrito pelo autor Eça de Queiróz sendo de leitura obrigatória da Fuvest 2019.

O livro foi me emprestado da biblioteca da faculdade e é estruturado por capítulos numerados por números romanos.

Pode se dizer que o livro está no contexto histórico do realismo e naturalismo. Se trata de Teodorico Raposo ele não tinha dinheiro vivia às custas da tia, ele tinha acabado de viajar quando soube que a tia estava prestes a morrer e claro ele estava interessado na herança dela. A tia dele chama Dona Patrocínio das Neves como ela era muito religiosa a herança iria para igreja. Quando o Teodorico soube que seu rival era Cristo assim teria que dedicar mais a igreja. Quando todos estavam reunidos a tia Patrocínio quis que o Teodorico fosse a Jerusalém trazer uma relíquia para ela assim que ele foi ficou com uma prostituta inglesa Miss Mary e embrulhou a camisola dela e encontrou uns galhos e embrulhou como se fosse a coroa de Cristo para sua tia. Voltou e você já deve ter imaginado o que houve depois né para entender melhor leia eu indico.

Contudo esta análise esse livro mesmo sendo complexo e bem religioso sua reflexão é ótima, gostei dele recomendo mesmo que você não for prestar o vestibular. Ele mostra uma sátira humorística e o fanatismo religioso pela Dona Patrocínio.

Sobre o escritor: "Foi um dos mais importantes escritores lusos. Foi autor, entre outros romances de importância reconhecida, de 'Os Maias', 'O Mandarim', ' O Primo Basílio', ' A Relíquia' e 'O Crime do Padre Amaro'; este último é considerado por muitos o melhor romance realista português do século XIX."

Conheça meu Instagram Literário:
@kemiroxtvliterario

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2018/09/resenha-reliquia-eca-de-queiroz.html

Marcos Vinicius 04/08/2018

Crítica severa ao catolicismo
Eça de Queirós, em A Relíquia, constrói uma narrativa que circunda-se ao redor da crítica aos dogmas católicos através de fatos históricos Interligados ao cotidiano de uma abastada família portuguesa. Teodorico fica órfão cedo e logo vai morar com sua tia rica, forma-se em direito e aprende desde cedo a seguir fielmente os preceitos religiosos da tia. Determinado a agradar sua provedora, com o intuito de ter seu nome em destaque em seu testamento, o jovem aventura-se em uma exploração pela Terra Santa em busca de uma grande relíquia capaz de salvar a tia até mesmo de seus mais cruéis pecados. No entanto, o português trai a confiança de sua tia e através de gestos hipócritas, mergulha-se em aventuras promíscuas que prometem comprometer seu futuro e sua posição mediante à sociedade portuguesa de uma vez por todas.