Romeu e Julieta

Romeu e Julieta William Shakespeare

Resenhas - Romeu e Julieta

2092 encontrados | exibindo 1 a 16

Jullia.Nava 16/09/2024

Abandonei Memórias Póstumas para ler Romeu e Julieta e encontrei uma escrita fluida, fácil de ler, apesar de muito antiga, além de uma história bastante divertida e rápida. Me agradou bastante. Romeu é exatamente o homem emocionado que age como adolescente (teoricamente, ainda é), bem mais melodramático que a própria Julieta. Agora eu entendo porque os Capuleto não gostavam dos Montecchio hahah

Gabriella526 15/09/2024

Não quero ser como Romeu e Julieta.
Talvez como peça de teatro funcione mas como livro eu não gostei.
O texto realmente é bom, mas eu não gosto nem um pouco dos personagens, mesmo sabendo que os tempos eram outros eu continuo não gostando. Desprezo todos os homens desse livro, tirando o Frei Lourenço, foi único personagem que eu gostei. A leitura até que foi um pouco legal, mas eu acho que foi pelo fato de eu não ter suportado os personagens, principalmente o Romeu e seus amigos.
Romeu precisava apenas se tratar, aquilo não era amor e nunca vai ser.
O significado por trás da história até é interessante.
Mas não entendo como assemelham Romeu e Julieta ao Amor, pra mim eles são completo opostos.

Isavell 12/09/2024

"Prazer violento acaba em violência:
No seu triunfo, morre - como a pólvora,
Que se consome assim que beija o fogo.
O mel, se é muito doce, nos repele:
A repugnância nasce da delícia,
E o sabor se arruína em seu excesso. Ama serenamente, e amarás mais. Vagaroso é quem for veloz demais."

o Frei realmente sabia do que estava falando

rachelsuzmk 10/09/2024

Que tragédia
Foi a primeira vez que li uma peça do William Shakespeare, e por ter "lido" em audiobook acho que deixou a experiência mais divertida.

Na capa do audiobook não tinha a foto do livro usado então não sei ao certo qual foi usado.

Falando da história em si, eu já conhecia só aprofundei mais um pouco nos detalhes da história. A escrita é sensacional (não estou muito acostumada, ainda não li muitos clássicos nem peças). Quero ler outras futuramente.

Em geral, foi um boa experiência, é um drama MUITO dramático chega até ser surreal vendo hoje em dia, onde o romance é tão banal (infelizmente).

Se possível, quero ver a peça um dia.

Catarina.DUrso 08/09/2024

O que eu achei do livro como um todo
Analisando como literatura clássica, e pela época em que foi escrito, é um ótimo livro. Trazendo pontos muito importantes que sobre a rivalidade, e a forma como insistir nessa richa e não seguir em frete pode afetar bastabte a vida de pessoas que não tinham nada haver com a história desde o ínicio.
Agora levando para certos absurdos que ocorrem na história, acho muito exagerado o fato de ela ter uns 14/15 anos e ele quase 18, essa parte realmente me pegou muito além do mais por eles estarem se casando. Mas passando um pano para isso levando em consideração a época em que ele foi escrito, eu achei um livro ótimo e revolucionário em questão da época em que ele foi apresentado a sociedade.
Resumindo eu recomendo

soares131 08/09/2024

Poison of love
Esse livro me traz à tona as lembranças do vazio que era a biblioteca quando eu cheguei lá pela primeira vez, me faz sentir aquele calor nostálgico de ler um romance proibido clichê.
Com uma narrativa que te enlaça da cabeça aos pés, e uma escrita bem desenvolvida, Romeu e Julieta torna-se uma das minhas obras favoritas quando falo de Shakespeare.
O primeiro "forced aproximity" a gente nunca esquece kkkk

quianpi 02/09/2024

Violência romântica
''Give me my Romeo; and, when I shall die,
Take Romeo and cut him out in little stars,
And he will make the face of heaven so fine
That all the world will be in love with night
And pay no worship to the garish sun.''

Esse e outras centenas de trechos me mostraram a genialidade de Shakespeare. Eu achava que iria ser mais uma história de romance dos clássicos que iria marcar como lido mas encontrei uma tragicomédia incrivelmente bem desenvolvida.

O que mais me chamou atenção é a habilidade exímia do bardo em representar o desejo feminino (principalmente na época dele e em um reinado de sonetos com homens ultra românticos sustentado por uma relação unilateral da cortesia masculina. O Romeo ainda carrega um pouco desse histórico nas costas, principalmente no começo da obra enquanto ainda amava Rosaline). Com grandes influências de seu poema narrativo 'Venus and Adonis' (que se sustenta totalmente no desejo feminino de Venus) que também é uma espécie de comédia erótica com um final levemente trágico mas não o suficiente para ser considerado uma tragédia, Romeo and Juliet nasce como a primeira grande tragédia do autor.

Outra característica que me chamou muita atenção também é o fato da mudança na moralidade da história e das personagens. No poema narrativo de Arthur Brooke ''The Tragical History of Romeus and Juliet'' ele coloca toda uma questão crítica sobre a desobediência dos jovens com os pais dando um ar bem patriarcal pra narrativa, por outro lado, Shakespeare faz justamente o contrário. Ele mostra que o amor antes puro se torna doentio, venenoso (literalmente kkj) e violento quando se tem a influência dos pais sob ele. A morte do Mercúcio (também a morte da comédia na obra) que é seguida por uma maldição deste aos Capuletos e Montéquios, marca a transformação desse amor que antes tinha tudo pra dar certo e agora se dissolve em uma massa disforme e unificada dos dois amantes. O surto psicótico do Capuleto quando Julieta (que nessa versão tem 13 anos enfatizando mais ainda sua impotência) decide não se casar com Páris mostra bem também a pressão massiva do patriarcado da época.

Por fim eu gosto da critica aos frades quando o frade Lourenço que antes era uma voz de sabedoria e razão decide fugir ao invés de ajudar a Julieta em alguma instância pra salvar a sí mesmo. Gosto dos altos e baixos de personagens como a ama de Julieta que uma hora apoia ela cegamente e outra apoia os pais cegamente.

Gosto do romeu mas gosto mais ainda da Julieta. Tem uma diferença muito clara pra mim no conceito de amor dos dois. Romeu é o típico cortejador dos sonetos, idealizando completamente a figura feminina em um sentido físico e colocando ela numa posição acima de sí (literalmente na cena dele pendurado na varanda representada nessa linda capa do clc). Já Julieta tem um amor e uma sexualidade muito mais espiritual, como é mostrado no trecho que coloquei no começo dessa resenha. Pode se dizer também que pelo menos na primeira forma de amor, o dela é muito mais de igual pra igual, visto que ela mesma também corteja seu amante no baile de máscaras. Ela tem as passagens mais lindas do livro e eu fiquei genuinamente triste com a morte dela :(

sunsetluv 02/09/2024

Perfeito
Um dos melhores livros que eu já li na minha vida, simplesmente perfeito! Mesmo com a linguagem da época ainda sim consegui conversar com os dias atuais.

Bianca2570 01/09/2024

?Uma soturna paz desperta e amanhece.
O triste sol se oculta, ouvindo seus gemidos.
Vão embora em silêncio, e que a balbúrdia cesse:
A alguns perdoarei, e alguns serão punidos;
Pois um conto mais triste o mundo não nos deu
Que a história de Julieta e seu amor, Romeu.?

Elizabeth 31/08/2024

Julieta rainha
Romeu nadinha.
Brincadeira à parte, mesmo já sabendo de toda a história, a leitura da peça me fez desejar um outro destino para os amantes desditosos. A cada ato, o suspense criado a partir da narrativa fazia com que eu pensasse e desejasse: por que não pode ser diferente?! E não podia, e eu aceitava. Excelente leitura, vai para os favoritos da vida.

xyz.gabu 30/08/2024

Muito pika
Quem é que vai morrer por mim se não eu mesma

esse romeu foi muito paciente e ainda foi gentil, meus parabéns

Mia 30/08/2024

A m o r
Li e fiquei arrasada depois, pois, apesar de ser ficção, era tão lindo quando as pessoas não tinham medo de demonstrar seus sentimentos e dizer que amam. Hoje em dia, parece que não há mais amor; ninguém é tão emocionado a ponto de se declarar para a pessoa amada ou de fazer loucuras de amor. Parece que o amor acabou. Ou se é que algum dia foi assim, fora dos livros.

brubooksnpop 29/08/2024

Ameeeei
Sobre a edição... Está perfeitaaaa! As ilustrações são lindas e remetem ao barroco romântico. Muito bonitas. O texto sofre algumas mudanças na tradução, mas manteve a sonoridade do texto. Acredito que fizeram uma tradução para satisfazer todos os gostos. Um ótimo livro para quem quer começar a ler clássicos da literatura mundial.
Sobre a história... Eu havia lido Romeu e Julieta na época da escola, aos 15 anos (por conta própria mesmo). Já era apaixonada pela escrita de Shakespeare. Mas ler essa tragédia atualmente, é outra coisa. As coisas ficam mais claras do que eram na minha mente de adolescente kkkk. A escrita em versos é muito gostoso de ler, e parece por muitas vezes que você está lendo a letra de uma canção.
Romeu sempre dramático (me identifiquei horrores kkkk), Julieta em seu desespero, Benvolio maravilhoso (melhor personagem)!! E mais uma vez passo raiva com Mercúcio se metendo no assunto dos outros e causando toda a tragédia da história kkkkk
Enfim, será sempre recomendado, inclusive nessa mesma versão!

2092 encontrados | exibindo 1 a 16