1984

Amazing Ameziane

Resenhas - 1984

lic 31/08/2024

QUE TRISTEZA
Finalizei ele com muito sofrimento, é um livro que todo ja leu mas achei muitoooooooo interessante a historia, a riqueza de detalhes, muito bem escrita
Chegou a um pouco que quase parei a leitura, é tristeza atras de tortura, mas muito bom

Carol 31/08/2024

1984 era o que devia ter lido na época da escola...
"1984" é uma leitura desafiadora e provocativa que continua a oferecer uma crítica afiada sobre o totalitarismo e a natureza do controle social. A visão de Orwell sobre um futuro sombrio, embora exagerada, serve como um alerta sobre os perigos de regimes autoritários e a perda de liberdade individual. Se você está interessado em refletir sobre o papel da verdade e da privacidade em nossa sociedade, "1984" é uma obra essencial que provoca reflexão e discussão.

Halomenha 31/08/2024

Um bom livro
Falando sobre a ?fluidez? da leitura: achei um pouco devagar e um tanto arrastada, em alguns momentos achei a história muito ?parada? por assim dizer. Depois de um certo momento no livro, isso mudou pra mim, a história ficou mais interessante e eu só queria saber como as coisas iam terminar.
É um livro interessante que nos leva a refletir sobre o que poderia acontecer se perdêssemos a liberdade num regime totalitário. Quanto poderíamos perder, que consequências teríamos que enfrentar e que tipo de vida teríamos. O final é bem deprimente, e eu entendi que Winston foi infeliz a vida inteira levando a vida que levava. No mais, recomendo a leitura.

arthurisco 30/08/2024

Esperava bem mais
Acredito que perdi o tempo de ler George Orwell (pelo menos com 1984), se eu tivesse lido antes com menos conhecimento político eu teria aplaudido de pé. Entendo a grandiosidade da obra, mas pessoalmente (e politicamente) foi quase decepcionante.

Paulo1844 30/08/2024

1984, de George Orwell, é uma narrativa que revela os mecanismos de coerção e controle de um governo que utiliza a manipulação como principal ferramenta para garantir a lealdade da população ao Partido. Em 1984 o controle é exercido pelo medo e pela vigilância constante. Aqueles que ainda não leram 1984 permanecem, como na alegoria da caverna de Platão, confundindo as sombras na parede com a realidade.
O mundo retratado no livro não difere muito do nosso, onde a vigilância contemporânea é tão autoritária quanto a descrita por Orwell. Assim como no livro, somos dominados pela ideologia dominante, o que, em termos marxistas, significa que a dominação ocorre não pela força, mas pelo convencimento. A realidade é moldada segundo os interesses da classe dominante, que nos vende suas mentiras como verdades. Essa falsa consciência da realidade, que aceitamos, não é construída e controlada apenas pelo Estado. Como bem observa Foucault, os mecanismos de poder na sociedade capitalista se subdividem em micro-relações, ultrapassando o Estado e atingindo a vida cotidiana. Dessa forma, a vigilância acontece em todas as esferas do convívio social, impondo normas de comportamento e adequação.
Seguindo o modelo do panóptico, há uma visibilidade total do indivíduo, convertendo sua vida privada em pública, para ser controlada nos mínimos detalhes. Esse controle é viabilizado pelos aparelhos tecnológicos e pela internet, que funcionam como a teletela de Orwell, exercendo a mesma função do Big Brother: vigiar e punir os inadequados.
Bauman chama essa vigilância voluntária de ?vigilância líquida?, onde consentimos em fazer parte do controle e até contribuímos para ele, ignorando os perigos de uma vida totalmente vigiada. Dentro de um modelo panóptico, onde há visibilidade total, a vigilância tornou-se fluida, ocupando todos os espaços.
Estamos sob o controle do Big Brother para Orwell, da ideologia para Marx, do panóptico para Foucault e da vigilância líquida para Bauman. Cercados por grades que ajudamos a construir, mas que preferimos não enxergar, somos controlados em cada pensamento. Para não sermos inadequados, abdicamos da intimidade, tornando-nos uma massa conformada, monitorada por lentes e microfones que impossibilitam qualquer expressão autêntica. Afinal, quando passamos a postar fotos de comida no Instagram, torna-se difícil acreditar que nossos sonhos não estão sendo vigiados.
camilla. 03/09/2024minha estante
uau ??

secretversion 30/08/2024

Então?
Tive que ler o livro por causa da escola, eu não gostei muito? Achei muito enrolado, linguagem chata. Precisa ser madura para entender a história. Leria mais velha de novo, mas no momento não o leria. Prefiro livros mais leves.

Ópera 29/08/2024

O que dizer de um livro sobre sobre totalitarismo? Em se tratando de 1984, uma obra prima. Bom, do início ao fim, sem deixar nada a desejar.

O que mais me agradou nesse livro é ausência total de viés ideológico. É evidente que George Orwell desprezava os modelos totalitários, não interessando de qual lado esse modelo viesse, mas ele não deixa transparecer seu desprezo – muito pelo contrário, trata o totalitarismo como a força suprema e invencível; uma força que transcende o espaço e o tempo, imortal. Infelizmente, há quem consiga entortar completamente a interpretação do texto para que sirva a um argumento a favor ou contra isso e aquilo.

Se uma distopia fosse possivel, eu apostaria em 1984.

KellenBDN 29/08/2024

Eu comecei a ler sem entender muito, mas mesmo assim continuei, fiquei animada quando ele encontrou alguém e se apaixonou, a história começou a andar e fiquei mais animada, fiquei triste no final, eu ainda tinha esperança de que Winston e a Julia conseguiriam mudar a história, mas infelizmente não foi o que aconteceu, fiquei triste do tanto que ele sofreu, e o seu desespero com os ratos.

satvvrnvs 29/08/2024

1984.
Incrível, tenho ressalvas, mas nada o suficiente para danificar o que sinto pela história desse livro.

Fabiula 29/08/2024

É uma distopia de qualidade, que retrata fielmente como um regime autoritário pode tirar a liberdade, e a vida, da população que está submissa a ele.

É uma leitura densa e dificil, por tratar de um assunto tão delicado. Trata de politica da sua forma mais brutal.

É uma leitura bastante atual, e contém semelhanças entre alguns partido politicos atuais.

Lucas.Buhnemann 29/08/2024

Um clássico é um classico
Agora entendo por que todos recomendam a leitura deste livro. Embora tenha sido escrito há quase 100 anos, ele é mais atual do que nunca. Trata-se de uma história muito bem escrita e pessimista sobre o comportamento da nossa sociedade.

IslaCG 28/08/2024

Não curto muito livros assim, achei legal, algumas partes me prenderam bastante e outros dava uma preguiça imensa
KellenBDN 29/08/2024minha estante
Eu tbm, demorei pra ler por causa disso.

pão de mel 28/08/2024

Não gostei do final?
O livro foi bem arrastado no início para mim e a leitura foi meio cansativa, depois que Winston e Júlia começaram a conversa que a história andou e pareceu mais interessante ao meu ver, a única coisa que me deixou triste foi o final, é algo que já esperava, mas mesmo assim não deixei de ficar depressiva com ele

su 28/08/2024

Ta muito muito longe do meu estilo de leitura, achei muita viagem o livro inteiro, é o segundo que leio desse autor