Boa Noite Punpun #7

Boa Noite Punpun #7 Inio Asano

Resenhas - Boa Noite Punpun #07

Calebe 26/03/2022

Esse mangá me quebrou
Um dos melhores mangás que já li, me deixou aos prantos várias vezes e me fez refletir sobre muita coisa. É o tipo de leitura que vai ficar marcada em você pra sempre.

Oziryon 26/03/2022

Um bom fim
O fim me surpreendeu.
O começo foi desastroso e depressivo.
O meio serviu para explicar e resolver os problemas que ficaram abertos no livros anteriores.
E o fim foi bom, um otimo cenário se for levar em conta tudo que aconteceu.

Minha opinião geral da história completa:
Um otima historia, o 2 primeiros volumes sao INCRÍVEIS, eles passam uma sensação sentimental muito específica, maravilhosa e depressiva de uma forma unica.
O 3° e 4° volume sao mais tranquilos, com a transição do punpun da adolencias para a vida adulta, com um foco maior na depressão do punpun e nos problemas gerais dos seus amigos.
E os 3 ultimos últimos volumes são os resultados das ações do punpun e de todos ao redor dele.

De longe uma das histórias mais depressivas e bem escritas que ja li na vida, o que esse o autor conseguiu transmitir foi algo surreal. Que história incrivelmente depressivas e maravilhosa ao mesmo tempo...

raiza 04/02/2022

o que falar de punpun
eu tô lendo essa obra a bastante tempo e finalmente concluí.
eu sempre parava de ler quando ficava pesado demais pra mim, então foi uma longa jornada.
é lindo acompanhar a trajetória de punpun e dos outros personagens que o acompanham, foi um alívio terminar essa história.
recomendo demais, é uma grande e calorosa experiência.

Agatha - @emmeufoco 28/12/2021

Enfim, o fim
Foi uma longa, longa jornada ler Punpun e muitas vezes eu nem sei o que sentir.

Essa é o tipo de obra que você demora para processar e ainda sim fica se perguntando exatamente o que está acontecendo. Punpun é como aqueles documentários sociais que te jogam verdades na cara que você não exatamente quer saber e que desgosta mas que batem fundo e te tocam e moldam em moldes melhores porque o seu nojo e repúdio pela situação mostrada te afasta da possibilidade de chegar perto dela.

A arte de Inio Asano é incrível, é linda e delicada e cheiaaa de detalhes. As metáforas são claras e as referências incríveis. Se você conhece mais de uma de suas obras irá pegar referências ali, o que é sensacional como recurso de escrita e metalinguístico.

Foi uma viagem longa e que teve um final condizente com que o tom que veio sendo construído. Confesso que gostaria de ter visto mais de algumas coisas, mas por pura curiosidade minha, não porque não foram coisas respondidas e no fim... Eu gostei o que é incrível porque não gosto exatamente de ninguém e quem eu gosto não é exatamente os protagonistas.

Alan429 23/12/2021

Pra se ler uma vez na vida.
O volume final é agoniante em algumas partes, apesar de tudo, Punpun conseguiu prossegur com a vida.

Gabi 20/12/2021

Chorei com esse final
Demorei um pouco para ler esse último volume, não queria que tivesse chegado ao fim, episódios tristes e chocantes, muito gatilho para quem tem ansiedade e depressão, mas fiquei feliz pelo final de Punpun.

Carolina 20/11/2021

Sabia que ia me destruir um pouco, mas levei a leitura a frente mesmo assim. Poucas vezes encontro a leitura certa no momento certo. Com os últimos volumes de punpun foi assim.
Maluu 20/11/2021minha estante
Fiquei com muita vontade de ler!

ketelly 18/11/2021

CHOCANTE
com certeza esse é um dos mangás mais triste que existe, em certas horas eu senti raiva do punpun mas eu tbm senti empatia por ele e tá tudo bem. definitivamente o momento em que eu mais fui pega de surpresa foi o arco da mãe do punpun (foi muito triste mds) e por incrível que pareça eu tbm gostava do tio do punpun, a verdade é que os personagens são muito complexos mas ao mesmo tempo muito sábios, vc se questiona o pq eles fazem aquilo ou deixam de fazer aquilo é tudo muito profundo que as vezes não tem explicação. é muito triste ver o que o punpun se tornou, de um garoto alegre a alguém destruído mas que no fim consegue se livrar daquilo. os personagens são muito interessantes vc sofre com eles, fica feliz com eles todos bem desenvolvidos e com cada um lidando com seus problemas. nesse mangá tem tudo de ruim, violência doméstica, depressão, pais ausente, suicídio, homicídio e por aí vai, mas é muito bom o final teve um bom desfecho e todos ali precisam de uma terapia urgentemente! foi uma linda experiência e recomendo a todos lerem boa noite punpun.

Léo 13/10/2021

O fim
E chega ao fim essa história que me emocionou tanto,senti todos os tipos de emoções lendo essa obra sensacional.
Chorei umas 3x lendo esse último volume. Não tenho palavras pra descrever Boa Noite Punpun

Duda 29/07/2021

Boa noite Punpun
Finalmente cheguei ao fim da história do Punpun. Depois de todos os acontecimentos de certa forma Punpun começa a seguir em frente e viver a vida, e começamos a observar outras pessoas com os mesmos questionamentos que ele tinha, ou seja, o ciclo se repete.

Matheus 28/06/2021

Final aconchegante?
Ao longo de todos esses mangás eu tive muitas sensações e diferentes pensamentos.
Nos primeiros volúmes eu sentia que a história ia falar sobre inocência, sobre a infância e sobre os sonhos de futuro que uma criança tem: Punpun e seu sonho de ser astrônomo, o amigo de Punpun e o seu fascínio pelo "Deus Cocô", Aiko e sua vontade de fugir pra uma cidade melhor... Coisas que são comuns (ou talvez não) de se passar na mente de uma criança.
Nos volúmes seguintes, a história foi ganhando um teor mais nebuloso e "estranho", eu sentia que ela não ia mais falar sobre inocência, mas sim sobre intenção e consequência. As escolhas dos personagens, escolhas essas responsáveis ou não, trariam consequências que definiriam as vidas deles e a própria narrativa daqui pra frente. Punpun seguindo sua vida adulta, passando por relacionamentos amorosos, o primeiro emprego, personagens se sujeitando a situações de amadurecimento... Enfim, essa parte da história é bastante interessante, e me tocou bastante. Eu me identifiquei demais com todos os personagens envolvidos aqui.
Já nos últimos volúmes, mais especificamente nos 3 últimos, a história ganhou um peso e tensão que até então não existia, e que me fizeram dar uma pausa na leitura. Parei, pensei, respirei, me ocupei com outras até achar que já estava cômodo de novo pra voltar a ler esses mangás.
Essa passagem, com cenas explícitas, existencialismo, personagens demonstrando medo do passado e dúvida sobre o futuro, ou cenas que desencadeavam uma carga emocional muito obscura e depressiva, entre outras coisas, pareceram demais pra mim. Histórias com esse tipo de peso não me parecem muito confortáveis e eu sempre evito ler coisas assim.
Porém, no final, bem no finalzinho, tudo mudou.
A metade do 7º volúme foi triste, um personagem interessante passa por uma situação que me fez sentir compaixão por ele, personagem esse que até então eu culpava por todo o caos que a história tinha seguido. Mas depois disso, o conteúdo do mangá tem uma mudança súbita, passa de uma onda mais escura e passa pra uma onda que vai levemente clareando.
Não querendo dar spoiler, e já falando demais, eu senti que essa construção narrativa que levou até o final do mangá foi muito "aconchegante." Sabe quando você sente que ainda há alguma coisa errada por ali, que ainda tem alguma coisa triste ou nebulosa acontecendo, mas ao mesmo tempo uma sensação de paz, segurança e esperança? Essa foi a sensação que eu tive lendo "Boa noite, Punpun"

Kalina 16/06/2021

magnifico
que obra de arte!!! quantas reflexões... o que é a vida?? maravilhoso!!! primeira experiencia com mangá maravilhosa. é a tristeza mais boa que ja senti.

laurxleft 17/05/2021

Final perfeito pra obra perfeita
Coerência coesão aclamação um final PERFEITO pro mangá perfeito. esse volume conseguiu me surpreender em todos os aspectos. me fez chorar, rir, ficar ansiosa, aliviada, preocupada, nervosa, e, no fim, satisfeita. O tipo de leitura que me fez querer esquecer a saga pra poder lê-la como se fosse a primeira vez. Todos os pontos se encaixaram de uma forma tão simples que me fez me achar boba com tantas teorias. O mangá aborda a vida real de uma forma tão sensível e natural, como ela é, de fato. A vida segue acontecendo, com o protagonista ou sem ele. As coisas se repetem, o que ele passou outras pessoas passaram e também passarão, as vezes o próprio leitor, eu em muitas situações, identificação que me fez gostar ainda mais da leitura.

O desenvolvimento de todos os personagens é maravilhoso. Aliás, o fato do autor continuar mostrando nos outros volumes personagens que apareceram no primeiro volume como amigos do protagonista, apesar deles não terem mais contato, é incrível, porque, de fato, eles não têm valor apenas por terem cruzado o caminho de alguém. Cada história é valiosa por si só.

A ilustração é impecável, razão que me fez comprar o box do mangá físico, além do fato de que no segundo volume já tava completamente apaixonada pela obra.

No final entendi que a representação do protagonista como pássaro acontece porque ele não é uma pessoa específica, ele pode ser qualquer um, ele É qualquer um, tudo o que ele passou ele não passou porque é o protagonista, mas porque é uma pessoa comum e a vida acontece ao redor dele, como com qualquer outra pessoa.
anoca 11/08/2021minha estante
saudade do que a gnt já viveu lendo

luana 13/05/2021

Nem sei bem o que pensar
Eu realmente não sei bem o que dizer sobre toda a série. Ela com certeza me prendeu, porque eu queria muito saber o que ia ser da vida do Punpun. Mas, não sei se eu não fui capaz de entender muito bem a mensagem, eu só consigo pensar na palavra "bizarro" pra descrever. Houveram cenas que me deixaram bem desconfortável, não é atoa que é pra maiores. Esse último volume foi um dos mais bizarros, com certeza, e eu não saquei muito bem o final, mas pude ver que ele acabou rodeado de pessoas que realmente se importam com ele, e isso me deixou feliz. Mas, não sei, acho que esperava mais. De uma forma geral, posso dizer que gostei, porque eu gosto quando a leitura é capaz de mexer bem com a emoção e em muitos momentos isso aconteceu. Recomendo o mangá e com certeza vou reler um dia, pra ver se encontro uma visão, mensagem diferente. Enfim, boa noite, Punpun!